Uma lista com 71 sites de compras que devem ser evitados por consumidores foi divulgada pelo Procon-SP nesta semana. O instituto de defesa do consumidor listou as páginas de comércio eletrônico que foram denunciadas por usuários. Entre as principais queixas estão a de não entrega do produto comprado e a de ausência de resposta da empresa para solução do problema.
Em novembro do ano passado, o Procon divulgou uma lista com mais de 200 sites de comércio eletrônico que deveriam ser evitados. O instituto indica aos consumidores que pesquisem na lista denunciada antes de efetivar uma compra. Também desconfiar sempre que encontrar sites que só aceitem pagamento por boleto bancário ou só tenham o número de celular como contato.
Os casos de irregularidades já foram denunciados ao Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC) e ao Comitê Gestor da Internet (CGI). Porém, devido ao não registro dessas empresas em órgãos como a Receita Federal, o Procon tem dificuldade em rastrear esses fornecedores virtuais.
Algumas dos sites listados são: www.apostilaconcursos.com.br; www.baratomania.com.br; www.casaverdeeletronicos.com.br;www.comprepelanet.com.br; www.pontualmagazine.com.br; entre outros.
Para consultar a lista, tirar dúvidas ou fazer denúncias, acesse o site do Procon: www.procon.sp.gov.br.
fonte Radioagência NP, Vivian Fernandes./foto:Dan Barbus/Creative Commons
Nenhum comentário:
Postar um comentário