terça-feira, 16 de abril de 2013

Vereadores da região se mobilizam para a criação da Associação dos Vereadores do Meio Oeste Catarinense





Vereadores de 14 municípios da região realizaram na última sexta-feira (12), a primeira reunião para discutir a formação da Associação dos Vereadores do Meio Oeste Catarinense (AVMOC). O encontro liderado pelos vereadores Aleomar Penso de Iomerê, José da Rocha e Ademir Roberto Concatto de Treze Tílias e pelo assessor jurídico da Câmara de Vereadores de Iomerê – André Pacheco aconteceu em Treze Tílias e reuniu mais de 50 legisladores dos municípios de Tangará, Macieira, Rio das Antas, Luzerna, Arroio Trinta, Salto Veloso, Ibian, Pinheiro Preto, Água Doce, Ibicaré, Catanduvas, Treze Tílias e Iomerê.  “Fomos eleitos para representar nossas comunidades, e, nos unirmos regionalmente nada mais é que melhorar e otimizar essa representatividade, pois entendemos que juntos podemos fazer a diferença na busca de soluções para problemas que os municípios do Meio Oeste tem em comum”, disse o vereador Aleomar Penso que explanou sobre a proposta de formação da Associação.
Segundo ele, os municípios mapeados para compor a Associação são em sua maioria formados por menos de 10 mil habitantes. Juntos somarão cerca de 67 mil habitantes, transformando positivamente o potencial para buscar recursos e apoio político para as causas locais. “É preciso dizer que embora a Associação não tenha bandeira partidária a intenção também é buscar apoio político porque sabemos que os deputados podem ser nossos aliados na resolução das nossas questões”.

O advogado e assessor jurídico da Câmara de Iomerê - André Pacheco   explicou que os principais objetivos da Associação serão proporcionar a integração e o congraçamento dos vereadores da microrregião, ter maior poder reivindicatório junto às esferas públicas municipais, estaduais e federais, realizar permanentemente estudos dos problemas sociais e econômicos dos municípios que integram a Associação, trocar informações sobre experiências administrativas e legislativas, defender as reivindicações dos municípios da microrregião em face de distribuição das rendas estaduais e federais e desenvolver o espírito de classe política entre os representantes que militam nas câmaras.“Sabemos que 80% dos vereadores catarinenses estão em sua primeira legislatura, portanto, a Associação também poderá agir na formação técnica desses legisladores, transformando-os em representantes atuantes, autônomos e parte importante na gestão dos municípios da região”.

Os vereadores de Iomerê Renato Lázzari, Andy Borga, Rudinei Lauermann, Luci Peretti, Geni Cossul e Airton Fantinel também fizeram questão de acompanhar o encontro e elogiaram o movimento para formação da Associação. “Nosso papel enquanto vereadores é fiscalizar e legislar, mas também podemos expandir nossa atuação, nos articulando na busca de apoio e até de recursos para nosso município”, disse Lázzari que é o presidente da Câmara de Iomerê.

Ao final do encontro uma comissão provisória para a implantação da Associação foi montada com a participação de um representante de cada município. Nos próximos dias uma nova reunião para tratar do assunto deverá acontecer em Pinheiro Preto.

Silvia Palma
Assessora de Imprensa Câmara de Vereadores Iomerê

Nenhum comentário:

Postar um comentário