quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Câmara de Herval realizará sessão solene para marcar a abertura da Campanha da Fraternidade


Atendendo a uma sugestão do padre Davi Lenor Ribeiro dos Santos da paróquia de Herval d’ Oeste, os vereadores aprovaram por unanimidade o requerimento nº004/2014 de autoria de todos os vereadores juntamente com o presidente Juarez de Souza, conforme dispõe o Artigo 115 e posteriores do Regimento Interno, para que seja realizada sessão solene no dia 6 de março ás 19h15 no pavilhão da Igreja Matriz Senhor Bom Jesus, que marcará a abertura da Campanha da Fraternidade de 2014, que tem como tema este ano: “Fraternidade e Tráfico Humano”, com o lema “E para a liberdade que Cristo nos libertou”. O ato contará com a presença do Padre Davi Lenor.
A escolha do tema surgiu com a proposta dos Grupos de Trabalho de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e de Combate ao Trabalho Escravo, junto à Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB) e a entidades ligadas à Pastoral da Mobilidade Humana. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) está atenta para o aumento de vítimas do tráfico humano, do trabalho forçado e do tráfico para a exploração sexual. De acordo com o site da Organização das Nações Unidas (ONU), no Brasil, o tráfico de pessoas faz cerca de 2,5 milhões de vítimas por ano, incluindo homens, mulheres e crianças, mas principalmente pessoas vulneráveis e carentes – psicologicamente e de recursos.
O tema da Campanha da Fraternidade chegará junto com a Copa de 2014, época em que o país receberá muitos eventos e visitantes, o que pode favorecer aliciadores e traficantes. A Campanha será intensificada com um trabalho de conscientização para minimizar a prática criminosa. Segundo a ONU, o tráfico de pessoas é bastante lucrativo: movimenta anualmente 32 bilhões de dólares em todo o mundo. Desse valor, 85% provêm da exploração sexual. Entre os principais destinos de pessoas traficadas estão: Espanha, Itália, Portugal, França, Holanda, Áustria e Suíça.
De acordo com Juarez, o objetivo geral da Campanha da Fraternidade de 2014 é “identificar as práticas de tráfico humano em suas várias formas e denunciá-las como violação da dignidade e da liberdade humana, mobilizando cristãos e pessoas de boa vontade para erradicar este mal com vista ao resgate da vida, por isso a importância deste ato. A sessão solene servirá para envolver e alertar a comunidade e poder público para este grave problema”. Juarez finaliza, convidando toda a comunidade e sociedade civil organizada a participar.

Fonte: Joce Pereira
imagem -reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário