sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Janeiro registra desemprego de 4,8%, menor taxa da série histórica, aponta IBGE

reprodução


O mês de janeiro deste ano registrou uma taxa de desemprego de 4,8%. O dado da Pesquisa Mensal de Emprego (PME) foi divulgado nesta quinta-feira, dia 20, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 
        Esta é a menor taxa para um mês de janeiro da série histórica da PME, iniciada em março de 2002. Em janeiro de 2013, o desemprego havia ficado em 5,4%. 
        Em dezembro do ano passado, a taxa havia sido de 4,3%.

População ocupada 
        A população ocupada caiu 0,9% em relação a dezembro e ficou estável na comparação com janeiro de 2013. 
        Nenhum grupo de atividade teve crescimento da população ocupada em janeiro deste ano. Na comparação com janeiro de 2013, todas mantiveram-se estáveis. Já em relação a dezembro, houve quedas de 2,7% no setor de educação, saúde e administração pública e de 2,3% no segmento do comércio.

Rendimento 
        O rendimento real habitual do trabalhador ficou em R$ 1.983,80. O valor é 0,2% acima do observado em dezembro e 3,6% superior ao de janeiro do ano passado (considerando-se valores já corrigidos pela inflação). 
        Na comparação com dezembro, houve ganhos no poder de compra nos setores de comércio (1,4%), educação, saúde e administração pública (1,1%) e serviços domésticos (0,6%). Na comparação com janeiro de 2013, observa-se crescimentos em todos os segmentos, com exceção dos serviços prestados à empresa, que se manteve estável. O destaque foram os serviços domésticos, com ganho de 7,5% em um ano. 
        Entre os tipos de vínculo empregatício, em um mês tiveram ganhos no poder de compra apenas estatutários e militares (2,8%) e trabalhadores por conta própria (0,6%). Já na comparação com janeiro de 2013, apenas os militares e estatutários tiveram queda no rendimento (-0,9%), enquanto todos os demais tiveram aumento, com destaque para os empregados do setor privado sem carteira assinada (7%).

fonte:Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário