segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Programa para cultivo de maçã empolga produtores caçadorenses

Vários agricultores de Caçador tiveram esta semana um Dia de Campo para avaliação da produção de maçã. A iniciativa foi da Prefeitura de Caçador através da Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com a Estação Experimental da Epagri. O local escolhido foi a propriedade do produtor Vilmar Pirolli, na Linha Cerro Azul.
Presentes estiveram o secretário de Agricultura, Eduardo Scapinelli, junto ao pesquisador da Epagri, Amador Tomazelli, para apresentarem aos participantes todos os procedimentos realizados em um pomar de maçã, entre quebra de dormência, raleio químico, adubação, tratamento fitosanitário, entre outros. Outro ponto abordado foi como tratar o fruto para que adquira a cor vermelha com mais intensidade.

A produção visitada está com estimativa de 50 a 60 toneladas de maçã para a colheita, envolvendo 1 hectare, que normalmente, segundo Scapinelli, oferta ao produtor na faixa de 30 toneladas do fruto. “Os procedimentos utilizados pelo produtor Vilmar Pirolli fazem parte do programa realizado pela parceria entre Prefeitura e Epagri. Este processo fortalece a produção, diminui custos e ainda proporciona frutos mais uniformes, com bom tamanho, coloração, qualidade e durabilidade de mercado. Os produtores visitantes gostaram do que viram e disseram que irão aplicar as etapas em seus manejos, até mesmo que não cultiva maçã está pensando em iniciar”, disse o secretário da Agricultura.
No mesmo dia, o pesquisador Amador Tomazelli também apresentou novas variedades de maçã desenvolvidas na Epagri e que serão lançadas ainda este ano, com diferença de períodos de colheita. A intenção é ampliar a janela de produção, estendendo de dezembro a abril, oportunizando ao produtor obter lucro por mais tempo e podendo cuidar de diversas variedades cada uma em seu tempo. 
fonte e imagem:Portalcdr

Nenhum comentário:

Postar um comentário