segunda-feira, 17 de julho de 2017

Em três dias, Mostra do Vinho Catarinense atraiu mais de 1,3 mil visitantes

Vinícolas e fábricas de suco de Tangará, participaram da VI Mostra do Vinho Catarinense, que foi realizada de 14 a 16 de Julho no Salão Paroquial de Videira.



No sábado (15) aconteceram quatro Oficinas de Degustação, que reuniram mais de 80 participantes no total
Créditos: Núbia Garcia
A sexta edição da Mostra do Vinho Catarinense, que pela primeira vez foi realizada fora de Florianópolis, superou as expectativas da organização. Promovida pela Prefeitura de Videira, em parceria com as prefeituras de Pinheiro Preto e Tangará, o evento aconteceu no salão paroquial da Igreja Matriz de Videira. Em três dias, mais de 1,3 mil pessoas visitaram os expositores.
“A nossa região é o berço da vitivinicultura no estado, então a Mostra casou muito bem ao ser realizada aqui, pois nos remete às tradições do nosso povo. Fizemos questão que um evento destes acontecesse no interior de Santa Catarina, pois movimenta toda a cadeia produtiva, o que é excelente não apenas para a nossa economia, mas também para o turismo da região”, avalia o prefeito de Videira, Dorival Carlos Borga.
Para a diretora de Turismo e Cultura de Videira, Gédna Rissi, realizar a Mostra na cidade e unir a ela tantas atrações paralelas, reitera o compromisso da municipalidade em valorizar a cultura e a população. “Oportunizamos para que vários vitivinicultores expusessem seus produtos, em especial as empresas de Videira, que nunca antes participaram da Mostra em Florianópolis. Além disso, foi muito gratificante ajudar a movimentar este importante segmento da nossa economia”, afirma.
A Mostra reuniu amantes do vinho e uma diversidade de profissionais da cadeia produtiva da vitivinicultura. Ao todo foram 24 expositores entre vinícolas, fábricas de suco, empresas e entidades governamentais. Narciso Romano Zago foi um dos expositores. Sua família tem uma vinícola em Videira desde 1973 e, segundo ele, esta foi a primeira vez que participou de um evento deste porte.
“Foi uma experiência muito interessante. As pessoas puderam conhecer nosso produto de perto, porque geralmente só veem nas prateleiras dos mercados, mas não conhecem, e gostaram. Também foi muito válido pela troca de experiências. Visitei todos os expositores para conhecer e experimentar os outros produtos, e também para trocar ideias com os produtores”, diz Narciso.

VISITANTES| A engenheira de alimentos Thaís de Cássia Ogliari foi com a família visitar a Mostra e ficou encantada com a oportunidade de conhecer diversos produtores da região em um único ambiente. “Tudo está muito bem organizado, o que é motivador para que as pessoas se aproximem e conheçam mais o vinho que temos por aqui. É um evento fantástico para o turismo e a cultura da nossa cidade”, avalia.
O engenheiro de gestão industrial Luis Quiñones é de Santiago, no Chile, e está em Videira para fazer a instalação de um equipamento em uma empresa da cidade. De folga no fim de semana, ele aproveitou para visitar a Mostra do Vinho e participou da oficina de Degustação.
Amante dos vinhos tintos, ele conheceu um vinho branco produzido aqui na região e se encantou. Comprou para levar para casa. “Entrei por acaso no evento e fui muito bem recebido, em todos os lugares que passei as pessoas foram muito gentis comigo. Foi muito gratificante participar de evento com esta qualidade e o que mais me surpreendeu é que tudo era de graça”, conta.


DEGUSTAÇÃO DE VINHOS
As Oficinas de Degustação de Vinhos foram parte das atrações paralelas à Mostra. Ministradas pela sommelier e jurada internacional de vinhos Márcia Maluf Palei, as oficinas aconteceram no sábado (15), durante todo o dia, e reuniram mais de 80 pessoas.
Os participantes tiveram uma breve introdução sobre o cultivo da uva e a produção do vinho para que pudessem conhecer as peculiaridades da bebida. Antes de degustar, também conheceram, individualmente, alguns aromas que compõem a essência dos vinhos. Na degustação, puderam provar para conhecer as diferenças entre espumantes, vinhos tintos e brancos.
A aposentada Leonida Ogliari participou da primeira oficina do dia e saiu admirada com as explicações da ministrante. “Achei incrível porque, em pouco tempo, ela conseguiu nos ensinar coisas muito importantes, foi muito proveitoso. Gosto de vinho, mas lá em casa quem entende bem do assunto é a minha filha, então sempre vou pela opinião dela. Agora que aprendi um pouco vou entender melhor”, avalia.


RODADA DE NEGÓCIOS
A I Rodada de Negócios, organizada pela prefeitura de Tangará em parceria com o Sebrae, reuniu representantes de 15 empresas da cadeia da vitivinicultura na região, além de prestadoras de serviços e de marketing. A Rodada aconteceu no sábado (15) a noite e foi mais uma atração paralela à VI Mostra do Vinho Catarinense.
Na modalidade sessão de negócios, a Rodada consistiu no encontrou destes representantes para que apresentassem seus empreendimentos. No salão paroquial da Igreja Matriz foram distribuídas algumas mesas, que compunham a sessão de negócios. As empresas participantes precisavam passar por cada uma delas, em sistema de rodízio, para apresentar aos colegas o trabalho que desenvolvem. O desafio foi fazer a apresentação do seu negócio em apenas 60 segundos.
“Esta foi uma oportunidade para que as empresas locais e regionais se conhecessem a fim de para prospectar negócios. Conhecendo a oferta de produtos e serviços que temos próximos a nós, podemos contratá-los em vez de contratar de fora, o que faz girar a economia local e regional. Após o rodízio ser concluído, nos reunimos para uma breve avaliação e a conclusão foi de que, para o próximo ano, a gente deve ampliar para mais setores da cadeia produtiva”, explica o consultor do Sebrae que mediu a sessão, Clóvis Alessio.

Confira todas as fotos do evento no Flickr oficial da prefeitura de Videira → https://goo.gl/CJ9KQS



assessoria de comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário