quinta-feira, 13 de julho de 2017

Segundo mutirão de castração foi realizado no município de Tangará


No último domingo (09), realizou-se o segundo mutirão de castração de cães e gatos no município de Tangará. A ação é realizada através de parceria entre as protetoras independentes do município, a ONG Causa Animal de Videira e a Prefeitura Municipal de Tangará.
Segundo as protetoras independentes, sempre houve um anseio muito grande em realizar ações nessa área, entretanto não havia uma coesão, um trabalho contínuo e apoio da parte da administração e corpo técnico do município.
 Ao total, 116 animais foram atendidos, sendo que 50 destes foram castrados com recurso da Prefeitura Municipal de Tangará, de evento realizado pelas protetoras independentes e doações. Os demais animais tiveram o procedimento pago pelos proprietários a um preço que variou conforme tamanho do animal de 120,00 a 150,00 reais.
Segundo a ONG Causa Animal, o município de Tangará tem sido pioneiro em apoiar este tipo de iniciativa.
A Médica Veterinária da Prefeitura, Alice Bogoni Demori, destaca que ações como esta são importantes para reduzir a população de animais de rua, de abandonos e, em longo prazo, produzir a consciência da população quanto à importância da esterilização precoce, tanto no controle populacional quanto na melhora da saúde e bem estar dos animais.
Destaca-se ainda que o valor praticado nos mutirões de castração não tem o objetivo de prejudicar o trabalho de clínicas especializadas, que devem continuar sendo opções para pessoas de melhor renda, mas sim tem o objetivo de permitir que um grande público tenha acesso a este serviço, reduzindo o número de ninhadas indesejadas.
Uma nova edição do mutirão está prevista para o mês de Novembro deste ano.
Por fim, Alice deixa uma reflexão: “Um tutor consciente sabe que bem cuidar não é somente alimentar, dar abrigo e água; ser um bom tutor é sim, dar condições básicas de vida, mas não se esquecer de castrar, manter os animais sem parasitas e vacinar conforme indicação veterinária. Ou seja, ter um animal envolve custos e responsabilidades, as quais nem todos podem ter”.


 Assessoria de comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário