quarta-feira, 19 de julho de 2017

TANGARÁ PRESENTE NA EDUCAÇÃO FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL


Considerando que:
De acordo com o Censo Escolar 2016: Fonte INEP
800 mil crianças de 4 e 5 anos estão fora da escola
29,5% de crianças de 0 a 3 anos estão na escola


Com apoio da administração municipal, representada pela secretária de Educação Srª Marlene Valesan, com a coordenação e orientação das professoras  Srª Luciana dos Santos, Srª  Regilene Carlesso e Srª Vanice Schizzi, teve início nesta semana mais uma formação continuada, planejada para a efetivação de 100 horas de formação, envolvendo os profissionais da Educação Infantil Municipal, com vistas à participação para a construção coletiva das Diretrizes e Currículo da Educação Infantil Nacional e a construção do Projeto Político Pedagógico na Educação Infantil.

Buscando a história, pode-se afirmar que houveram ao longo do tempo preocupações significativas  envolvendo avanços e muitos desafios que ainda persistem   na educação voltada ao  mundo infantil, a seguir:

       1988- Constituição Federal
       1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente
       1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
       1998 – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
       1999 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
       2000 – Censo da Educação Infantil
       2001 – Plano Nacional de Educação – Lei 10.172/2001
       2006 – Parâmetros Nacionais da Qualidade para a Educação Infantil
       2006 – Política Nacional da Educação Infantil
       2006 – Parâmetros de Infraestrutura para Instituições de Educação Infantil
       2006 – FUNDEB – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica
       2006 – Lei 11.274 de Ampliação do Ensino Fundamental para 9 anos
       2009 – Diretrizes Curriculares Nacionais das Educação Infantil
       2009 – Critérios para um Atendimento em Creche que Respeite os Direitos Fundamentais das Crianças
       2009 – Orientações sobre Convênios entre Secretarias e Instituições Comunitárias, Filantrópicas e Confessionais sem Fins Lucrativos para a Oferta de Educação Infantil
       2009 – Emenda Constitucional 59 – obrigatoriedade dos 4 aos 17 anos
       2009 – Indicadores de Qualidade na Educação Infantil
       2014 – Plano Nacional de Educação
       ........ – BNCC (Base Nacional Comum Curricular)

O primeiro encontro, foi marcado pela história da cultura mundial voltada a criança, iniciando com registros da Pré-história numa viagem passando pela Grécia Antiga, Antigo Egito, Europa Feudal, Idade Moderna, chegando ao Brasil Império, com a escravidão, passagem do sistema imperial para o republicano, chegando ao século XX  com os pensadores Maria Montessori, Jean Piaget, Vygostki, entre outros.
Houve neste encontro a participação do professor  de história, Sr° Mateus Torcatto
Já estão agendados para o mês de agosto três encontros para que se dê continuidade à formação.


As informações são da Equipe de orientação.

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