Considerando que:
De acordo com o Censo Escolar 2016: Fonte INEP
800 mil crianças de 4 e 5 anos estão fora da escola
29,5% de crianças de 0 a 3 anos estão na escola
Com apoio da administração municipal, representada
pela secretária de Educação Srª Marlene Valesan, com a coordenação e orientação
das professoras Srª Luciana dos Santos,
Srª Regilene Carlesso e Srª Vanice
Schizzi, teve início nesta semana mais uma formação continuada, planejada para
a efetivação de 100 horas de formação, envolvendo os profissionais da Educação
Infantil Municipal, com vistas à participação para a construção coletiva das
Diretrizes e Currículo da Educação Infantil Nacional e a construção do Projeto
Político Pedagógico na Educação Infantil.
Buscando a história, pode-se
afirmar que houveram ao longo do tempo preocupações significativas envolvendo avanços e muitos desafios que
ainda persistem na educação voltada ao mundo infantil, a seguir:
•
1988- Constituição Federal
•
1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente
•
1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional
•
1998 – Referencial Curricular Nacional para a
Educação Infantil
•
1999 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a
Educação Infantil
•
2000 – Censo da Educação Infantil
•
2001 – Plano Nacional de Educação – Lei
10.172/2001
•
2006 – Parâmetros Nacionais da Qualidade para a
Educação Infantil
•
2006 – Política Nacional da Educação Infantil
•
2006 – Parâmetros de Infraestrutura para
Instituições de Educação Infantil
•
2006 – FUNDEB – Fundo Nacional de
Desenvolvimento da Educação Básica
•
2006 – Lei 11.274 de Ampliação do Ensino
Fundamental para 9 anos
•
2009 – Diretrizes Curriculares Nacionais das
Educação Infantil
•
2009 – Critérios para um Atendimento em Creche
que Respeite os Direitos Fundamentais das Crianças
•
2009 – Orientações sobre Convênios entre
Secretarias e Instituições Comunitárias, Filantrópicas e Confessionais sem Fins
Lucrativos para a Oferta de Educação Infantil
•
2009 – Emenda Constitucional 59 –
obrigatoriedade dos 4 aos 17 anos
•
2009 – Indicadores de Qualidade na Educação
Infantil
•
2014 – Plano Nacional de Educação
•
........ – BNCC (Base Nacional Comum Curricular)
O primeiro encontro, foi marcado pela história da
cultura mundial voltada a criança, iniciando com registros da Pré-história numa
viagem passando pela Grécia Antiga, Antigo Egito, Europa Feudal, Idade Moderna,
chegando ao Brasil Império, com a escravidão, passagem do sistema imperial para
o republicano, chegando ao século XX com
os pensadores Maria Montessori, Jean Piaget, Vygostki, entre outros.
Houve neste encontro a participação do professor de história, Sr° Mateus Torcatto
Já estão agendados para o mês de agosto três
encontros para que se dê continuidade à formação.
As informações são da Equipe de orientação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário