segunda-feira, 17 de julho de 2017

REGIÃO: Instalada estação meteorológica automatizada em Campos Novos


Foto:Divulgação

Na última terça-feira (11) foi instalada a estação meteorológica automatizada em Campos Novos. Os equipamentos já estão medindo e transmitindo, de hora em hora, os dados de precipitação, insolação, temperatura do solo em cinco profundidades, temperatura da relva e temperatura do ar (simulando bulbo seco e bulbo úmido). Os dados de chuva e temperatura do ar podem ser visualizados no sistema Agroconnect.

A instalação foi feita por técnicos da Epagri/Ciram, com apoio da equipe de campo e do gerente da Estação Experimental de Campos Novos, Humberto Bicca Neto.

Com recursos da SDS – Programa SC Rural/2016, foi viabilizada a aquisição dos sensores para automatização de estações meteorológicas convencionais, que estão sendo instaladas pela Epagri/Ciram para melhorias na rede de monitoramento climatológico em diferentes regiões do Estado.

Além de Campos Novos, já foram automatizadas as estações de Itajaí, Ituporanga, Urussanga, Lages, São Joaquim, Caçador, Videira e Chapecó.

O estado de Santa Catarina é pioneiro na modernização dos sistemas de monitoramento meteorológico automático e telemétrico, a qual reduz os custos de operação e aumenta a qualidade dos dados.



Fonte: Epagri/Ciram

Nenhum comentário:

Postar um comentário