segunda-feira, 17 de julho de 2017

VIDEIRA: Férias no Observatório terá três dias de programação voltada para as crianças



Créditos: Arte: Camila Panigas
A criançada de Videira, com idade entre 7 e 10 anos, tem uma alternativa de atividade para o período de férias. O Observatório Municipal Domingos Forlin está desenvolvendo o projeto “Férias no Observatório”, que acontece entre os dias 17 e 19 e tem como objetivo aproximar as crianças para que conheçam o local e seu potencial enquanto produtor de cultura e de aprendizado.
A programação foi especialmente montada pela professora responsável pelas ações educativas no observatório, Gleici Kelly de Lima. As atividades são voltadas para despertar o interesse das crianças pela ciência, em especial a astronomia, de maneira lúdica e prazerosa; trabalhar com o conhecimento abstrato a partir de situações concretas; e criar situações de ludicidade.
“Um dos dias será dedicado especialmente ao livro “O pequeno príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry, mostrando aos nossos pequenos um mundo repleto de magia, amizade e cosmos”, comenta Gleici. O livro conta as aventuras de um piloto, cujo avião quebra no meio do Deserto do Saara, onde ele é obrigado a dormir e acorda com um pequenino pedindo pra lhe desenhar um carneiro. A partir desta interação com o pequeno garoto acontecem as aventuras.
O livro foi escolhido porque, de forma lúdica, apresenta para o universo infantil asteroides, vulcões, planetas e plantas. “O Pequeno Príncipe é a terceira obra literária mais traduzida no mundo, várias adaptações foram feitas, além de musicais e desenhos animados. Esta fábula nos emociona e nos faz olhar para dentro e reencontrar a criança que existe dentro de nós. Não tem idade, nem tempo, as recordações dos mistérios da nossa infância fazem-nos viajar no tempo”, afirma a professora.
O ensino de astronomia, com uma pequena conversa sobre o assunto, oficina da construção de constelações para apresentar os astros do nosso Sistema Solar, o “CosmosCine”, que traz um filme, o funcionamento dos telescópios e observações astronômicas, são outras atividades que serão desenvolvidas ao longo das três tardes do projeto. Inscrições somente no observatório, pessoalmente.


CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
Segunda-feira (17 de julho) – das 13h30 às 16h30
- Explorar o Observatório Astronômico e a Astronomia
- História do Observatório
- Conversa sobre astronomia
- Apresentação do Sistema Solar
- Trabalhando com constelações
- Oficina “Teatro do Sistema Solar”

Terça-feira (18 de julho) – das 13h30 às 16h30
- Conhecer o Universo através do livro O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry
- Criação e apresentação de um novo planeta
- “CosmosCine”

Quarta-feira (19 de julho) – das 16 horas às 19 horas
- Como funcionam os telescópios?
- Observação astronômica
- Desenhar o universo a partir do olhar de cada criança


Prefeitura Municipal

Nenhum comentário:

Postar um comentário