Por Rodrigo Leitão
Duas vinícolas de Santa Catarina, aqui da região Meio-Oeste, pertinho de Joaçaba, surpreenderam especialistas e público na sétima edição do Brinda Brasil, o Salão do Espumante Brasileiro que eu promovo em Brasília, desde 2011, para um público de aproximadamente 2 mil pessoas, em duas noites, 28 e 29 de junho. Panceri (Tangará) e Villaggio Grando (Água Doce) conquistaram duas medalhas, cada, no Prêmio Brinda Brasil do Espumante Brasileiro, o único do País que condecora apenas espumantes. A Panceri ficou com medalhas de Bronze, terceiro lugar entre 15 amostras de SC e RS, para o Panceri Brut Champenoise (pelo júri Enófilo, de jornalistas e formadores de opinião) e Bronze para o fabuloso Panceri Moscatel (pelo júri Técnico, formado por especialistas, sommeliers e professores de enologia). Já a Villaggio Grando conquistou Prata na categoria Demi-Sec, pelo Júri Tecnico, com o Le Chasseur Riesling e Prata, para o mesmo espumante, na mesma categoria, pelo Júri Enófilo. Confira a premiação completo no www.brindabrasil.com (vários dos espumantes premiados estão à venda em Joaçaba!).
“O público do evento foi muito bom, estou satisfeito com o resultado”, avaliou o empresário e produtor goiano Felipe Prigol, que lançou sua marca Cazzari durante o Brinda Brasil 2017. Cerca de duas mil pessoas desfilaram pelo Complexo Athos Bulcão, do Brasília Palace Hotel, nos dias 28 e 29 de junho. O Brinda Brasil ocupou toda a varanda do prédio, o mezanino, o corredor de acesso aos elevadores e os salões JK e Athos Bulcão, num total de 1.200 m².
Novamente, as 1.104 garrafas abertas foram doadas para a Associação Ambiente (dos catadores de lixo da Estrutural), cujo estande na entrada do Salão Athos Bulcão fez enorme sucesso com as peças recicladas a partir das garrafas cedidas em 2016. Complementando a ação social e ambiental do Instituto Brinda Brasil, dentro do evento, estava o estande Vista Terra (Água, Sustentabilidade e Apoio), do escritório carioca de consultoria ambiental Figueras Advogados.
A média de prova do público foi de 8,3 doses por pessoa ou 415ml (correspondente a 3 taças convencionais). Essa estatística representa um consumo 300 superior à média nacional anual de consumo de espumantes no Brasil. Ao todo, nos dois dias de evento, foram servidas 16.560 doses de 50ml de espumantes Moscatel, Demi-Sec, Brut Charmat (branco e rose), Nature, Extra-brut e Champenoise (branco e rosé).
Rodrigo Leitão, Especialista em Enogastronomia.
O colunista dedica-se há três décadas ao jornalismo e já passou por redações como O Globo, Jornal de Brasília, TB Brasília, TV Band e Rádio Band News FM, em Brasília, onde atua no segmento de comunicação e eventos. Rodrigo Leitão organiza anualmente o Brinda Brasil – salão do espumante de Brasília, o maior encontro nacional exclusivamente com produtores de espumantes. Ele já atuou nas áreas de economia, política, internacional, cultura e saúde, onde conquistou vários prêmios.
Conheça o Blog Gourmet Brasília. Clique Aqui!
Nenhum comentário:
Postar um comentário