terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Aterro sanitário de Mafra vai receber todo o lixo de São Bento do Sul


Com seu aterro embargado desde o dia 13 de dezembro de 2013, a Prefeitura de São Bento do Sul por meio da Transresíduos, empresa que realiza a coleta de lixo na cidade, deverá destinar os seus resíduos para o aterro de Mafra. O acordo deve ser selado nos próximos dias, e a partir da segunda semana de fevereiro o lixo de São Bento do Sul deve começar a ser aterrado em Mafra.

 

A decisão foi tomada após a Transresíduos ter sido informada de que não poderia mais utilizar o aterro de Rio Negrinho, devido ao mesmo estar com sua "vida útil" praticamente comprometida, com isso a cidade de São Bento do Sul só poderá enviar o seu lixo até a metade do mês de fevereiro, no máximo até o dia 15, após essa data o destino vai ser Mafra no aterro da empresa Serrana/Seluma. Serão enviadas em média 40 toneladas por dia para Mafra, o que no montante daria em torno de 1.200, a 1.300 toneladas por mês.

 

A população de Mafra que reluta com a vinda de lixo de outros municípios, agora terá que amargar mais o lixo do vizinho município de São Bento. Atualmente o aterro sanitário de Mafra recebe o lixo de várias cidades do planalto norte.

 

Entenda melhor a questão do embargo do aterro de São Bento do Sul

 

No dia 13 de dezembro de 2013, o Ministério Público de São Bento entrou com um pedido de embargo paralisando o depósito de lixo no local, a principal justificativa do MP seria que o aterro recém-inaugurado trazia risco de contaminação e possíveis prejuízos à fauna da região. Visando resolver o problema a Samae iniciou as obras para readequar o local.

 

Rio Negrinho não aceitou o lixo de São Bento

 

Após a justiça interditar o aterro de São Bento, houve um contrato temporário entre os dois municípios em que durante 30 dias, o lixo de São Bento seria depositado em Rio Negrinho.

 

Porém os vereadores de Rio Negrinho questionaram a vinda do lixo para lá, alegando que o mesmo estava sendo depositado no aterro industrial e não no aterro sanitário, que seria o local adequado. Eles entenderam que não era o local adequado, pois não se pode misturar o lixo comum com o industrial, pois o grau de contaminação é bem maior. Devido a tais circunstâncias o município de São Bento tentou enviar o lixo para Mafra e conseguiu.


Fonte: Portal de Canoinhas/Clickriomafra

Nenhum comentário:

Postar um comentário