|
Fonte: Assessoria de Imprensa-BD |
Os visitantes foram recepcionados na manhã de segunda-feira (3), pela coordenadora do Sebrae Meio Oeste Sueli Bernardi, pela consultora do Sebrae Neusa Oliveira e pela gestora dos Projetos Coletivos da regional de Joaçaba Gelsi Forte Daros. Também participaram da reunião Marize Coletti representando a Ammoc e o Consórcio do Meio Oeste e Ana Paula Bilibio representando o prefeito Rafael Laske.
Sueli Bernardi fez a apresentação dos cases Tranças da Terra, Broto do Galho e Videira das Artes. Após o encontro o grupo acompanhado pela consultora Neusa, visitaram ainda na segunda-feira o núcleo de armazenamento de palha de trigo em Luzerna, a Loja Show Room dos produtos Tranças da Terra em Joaçaba e o núcleo de produção em Catanduvas. Em Campina da Alegria em Vargem Bonita conheceram o Artesanato Broto do Galho. Na terça-feira o grupo conheceu o Artesanato Videiras das Artes de Videira e foram recepcionados pelas artesãs e pelo secretário de Turismo e Cultura Clemir Schmit e pelo coordenador de núcleos de artes visuais José Renatho Borges.
Os visitantes chegaram até os Projetos por meio do site Trancas da Terra. Segundo a presidente da Associação Mãos Criativas, que trabalha com artesanato como crochê, pintura e bordado, a ideia é produzir produtos utilizando a palha de trigo para gerar emprego e renda para 20 famílias carentes que moram em um distrito da cidade. "O Tranças da Terra é referência em artesanato e aqui viemos para conhecer todo o programa e adaptar á nossa realidade". A Associação foi reativada há 1 ano e conta com 46 artesãs, mas o público alvo para trabalhar no projeto são as famílias carentes que envolvem cerca de 80 pessoas.
O presidente do Legislativo de Mamborê Mauricio Jotta Massano relatou que a região já é grande produtora de trigo e que este projeto além de proporcionar trabalho e renda, a exemplo do Tranças da Terra, vai resgatar a dignidade das famílias. "Queremos conhecer toda a cadeia produtiva do Tranças da Terra desde a produção da semente até a comercialização do produto e levar este projeto para a nossa cidade, o Tranças da Terra é um exemplo de sustentabilidade".
Marize Coletti da Ammoc ressaltou que a Associação acompanhou o Tranças da Terra desde o início, foi parceira e incentivadora e é com muito orgulho que a Ammoc vê hoje que se tornou referência para outros estados.
Ana Paula Bilibio que representou a Administração de Joaçaba também destacou a beleza das peças, o trabalho maravilhoso das artesãs. "O município de Joaçaba acreditou e acredita no sucesso deste programa inovador e empreendedor". Além de conhecerem as experiências dos projetos de artesanato, o grupo recepcionado pelo diretor de Turismo de Joacaba, Jaime Telles, visitou o monumento Frei Bruno e Teatro Alfredo Sigwalt. Em Treze Tílias conheceram alguns os pontos turísticos da cidade.
Sueli Bernardi, coordenadora regional do Sebrae Meio Oeste, ressalta sobre a importância dessa troca de experiências com outros estados, "especialmente para divulgação dos produtos produzidos pelos nossos artesãos e mais vez a região Meio Oeste é destaque com projetos inovadores e empreendedores. Parabéns aos artesãos e aos parceiros que acreditam e apoiam essas iniciativas".
Grupo do Paraná esteve na região para conhecer projetos de artesanato desenvolvidos á partir da parceria com o Sebrae e Instituições publicas e privadas locais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário