sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Região Meio Oeste se consagra como referência em Artesanato


Artesãos e membros do Executivo e Legislativo da cidade de Mamborê (PR) estiveram esta semana na região para conhecer as experiências dos projetos de Artesanato do Meio Oeste. Fizeram parte do grupo os vereadores Mauricio Jotta Massaro (presidente do Legislativo), Silvio Silveira e Sandra Nascimento Agostinho. O diretor de Desenvolvimento Econômico do município Antônio Cesar Medeiros, a assistente do setor de Referência Social Rosely Petersen Garcia de Godoy e a presidente e vice-presidente da Associação Mãos Criativas, Marilza Czuy e Carla Maria Miranda Appelt Polizelo, respectivamente. 
        Os visitantes foram recepcionados na manhã de segunda-feira (3), pela coordenadora do Sebrae Meio Oeste Sueli Bernardi, pela consultora do Sebrae Neusa Oliveira e pela gestora dos Projetos Coletivos da regional de Joaçaba Gelsi Forte Daros. Também participaram da reunião Marize Coletti representando a Ammoc e o Consórcio do Meio Oeste e Ana Paula Bilibio representando o prefeito Rafael Laske. 
        Sueli Bernardi fez a apresentação dos cases Tranças da Terra, Broto do Galho e Videira das Artes. Após o encontro o grupo acompanhado pela consultora Neusa, visitaram ainda na segunda-feira o núcleo de armazenamento de palha de trigo em Luzerna, a Loja Show Room dos produtos Tranças da Terra em Joaçaba e o núcleo de produção em Catanduvas. Em Campina da Alegria em Vargem Bonita conheceram o Artesanato Broto do Galho. Na terça-feira o grupo conheceu o Artesanato Videiras das Artes de Videira e foram recepcionados pelas artesãs e pelo secretário de Turismo e Cultura Clemir Schmit e pelo coordenador de núcleos de artes visuais José Renatho Borges. 
        Os visitantes chegaram até os Projetos por meio do site Trancas da Terra. Segundo a presidente da Associação Mãos Criativas, que trabalha com artesanato como crochê, pintura e bordado, a ideia é produzir produtos utilizando a palha de trigo para gerar emprego e renda para 20 famílias carentes que moram em um distrito da cidade. "O Tranças da Terra é referência em artesanato e aqui viemos para conhecer todo o programa e adaptar á nossa realidade". A Associação foi reativada há 1 ano e conta com 46 artesãs, mas o público alvo para trabalhar no projeto são as famílias carentes que envolvem cerca de 80 pessoas. 
        O presidente do Legislativo de Mamborê Mauricio Jotta Massano relatou que a região já é grande produtora de trigo e que este projeto além de proporcionar trabalho e renda, a exemplo do Tranças da Terra, vai resgatar a dignidade das famílias. "Queremos conhecer toda a cadeia produtiva do Tranças da Terra desde a produção da semente até a comercialização do produto e levar este projeto para a nossa cidade, o Tranças da Terra é um exemplo de sustentabilidade". 
        Marize Coletti da Ammoc ressaltou que a Associação acompanhou o Tranças da Terra desde o início, foi parceira e incentivadora e é com muito orgulho que a Ammoc vê hoje que se tornou referência para outros estados. 
        Ana Paula Bilibio que representou a Administração de Joaçaba também destacou a beleza das peças, o trabalho maravilhoso das artesãs. "O município de Joaçaba acreditou e acredita no sucesso deste programa inovador e empreendedor". Além de conhecerem as experiências dos projetos de artesanato, o grupo recepcionado pelo diretor de Turismo de Joacaba, Jaime Telles, visitou o monumento Frei Bruno e Teatro Alfredo Sigwalt. Em Treze Tílias conheceram alguns os pontos turísticos da cidade. 
        Sueli Bernardi, coordenadora regional do Sebrae Meio Oeste, ressalta sobre a importância dessa troca de experiências com outros estados, "especialmente para divulgação dos produtos produzidos pelos nossos artesãos e mais vez a região Meio Oeste é destaque com projetos inovadores e empreendedores. Parabéns aos artesãos e aos parceiros que acreditam e apoiam essas iniciativas". 
        Grupo do Paraná esteve na região para conhecer projetos de artesanato desenvolvidos á partir da parceria com o Sebrae e Instituições publicas e privadas locais.

Fonte: Assessoria de Imprensa-BD

Nenhum comentário:

Postar um comentário