sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Devolução nas contas de luz ainda percorre longo caminho para ser aprovada


O que foi cobrado a mais nas contas de luz entre os anos de 2002 e 2009 será devolvido aos consumidores. Essa foi a definição da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados. Os parlamentares aprovaram, na última quarta-feira (12), o Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 10/11 sobre o tema.
Segundo o deputado Eduardo da Fonte (PP/PE), um dos autores do projeto junto a Weliton Prado (PT-MG), o valor atualizado pode ultrapassar os R$ 12 bilhões. A devolução das cobranças indevidas ocorreria por meio de descontos nos próximos reajustes das tarifas, pelas distribuidoras de energia elétrica.
Mas, para que esta resolução passe a valer, o Projeto terá que passar pelas comissões de Minas e Energia; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. E ainda ser votado pelo Plenário.
A ideia dos deputados é que o PDC suspenda o ato 3.872/10, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), responsável pela legalização da cobrança. Eles se valem de uma previsão constitucional que dá ao Congresso o poder de anular os atos do Executivo que ultrapassem o poder regulamentar ou os limites previstos nas leis.
Na sessão que aprovou a proposta de devolver as cobranças indevidas nas contas de luz, alguns deputados criticaram o Tribunal de Contas da União, que após meses de análise, decidiu que não tem competência para julgar a questão.
fonte: Radioagência NP, Vivian Fernandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário