quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Vendas de artesanato crescem até 50% nas festas de final de ano


Os artesãos catarinenses que produzem artigos natalinos aproveitam para faturar mais durante as festas de final de ano. Um dos exemplos é o dos artesãos que trabalham na feira em frente à Catedral, em Florianópolis. O aumento nas vendas pode chegar a 50%. É o caso de Samara Souza e Fabiana Souza. A dupla produz panos de prato e toalhas com enfeites natalinos, além de sabonetes decorados.
 Pedro Leopoldo, 46 anos, produz sabonetes artesanais há quatro anos. No natal, as vendas dele também aumentam 50%. “Faço kits natalinos para chamar a atenção dos clientes, assim eles têm mais uma opção para presentear”, diz.
 Os principais produtos natalinos feitos pela artesã Sílvia Mônica Stutzer, 64 anos, são anjos, arranjos de passarinhos e presépios. Ela afirma que nesta época do ano consegue aumentar as vendas e que já vendeu praticamente toda a produção.
 Waldir Franke, presidente do Conselho Estadual do Artesanato e da Economia Solidária (Ceaes), que é vinculado à Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), estima que existam 500 associações no Estado que incluem cerca de 10 mil artesãos. Franke, que também é diretor executivo da Federação das Associações de Artesãos de Santa Catarina, calcula que a renda média mensal de cada artesão seja de R$ 1 mil, mas ressalta que o faturamento dobra nesta época do ano.
fonte:sc.gov

Nenhum comentário:

Postar um comentário