quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

IOMERÊ COMISSÃO TRABALHA NA TRANSIÇÃO


A comissão de transição formada pelo prefeito eleito de Iomerê, Luciano Paganini(PMDB), está correndo contra o tempo e superando dificuldades para encaminhar o processo de mudança na administração municipal. Isso está ocorrendo pela forma tardia de liberação dos acessos às pastas - um trabalho fundamental para consolidar a transição. Para se ter uma ideia das dificuldades, duas secretarias estão sem titulares porque eles foram exonerados  e na secretaria de Saúde, a atual secretária não repassou nenhuma informação alegando estar impedida.
                O processo de transição, que serve para inteirar a nova administração de uma série de informações pertinentes ao andamento do município depois que a atual gestão deixar a Prefeitura, só foi liberado pelo atual prefeito a partir do dia 20 de dezembro, conforme oficio por ele assinado e enviado à comissão. Passo seguinte, houve liberação de algumas secretarias - menos a de Administração - e iniciou-se as conversações, que pouco prosperaram porque apenas um dia foi reservado para cada pasta e, em duas delas, os seus respectivos titulares já haviam sido exonerados.
                "Em alguns casos, como da secretaria de Saúde, simplesmente não sabemos qual situação iremos encontrar, o que existe de medicamentos na farmácia básica e quais agendamentos já estão feitos. Mesmo assim, com as informações sendo sonegadas, estamos trabalhando firmemente para que nenhum serviço seja paralisado", destacou o prefeito eleito, Luciano Paganini. "Além de liberar o acesso tardiamente, dificultar o repasse de informações e não colaborar em nada para o processo de transição, a atual gestão, mais uma vez, prejudica o município".
                Além disso, existem problemas emergenciais que precisam ser tratados com agilidade pela nova administração. A regularização da creche do município é uma delas - já que ela foi inaugurada sem as condições necessárias para funcionamento e sem autorização dos órgãos competentes. Além disso, há questões envolvendo o ensino médio, férias dos professores, atendimento médico do Programa Saúde da Família(PSF) e outros, que já foram detectados e serão gestionados pela nova administração com rigor, seriedade e agilidade.
                "Nada disso nos intimida, porque sabíamos que teríamos um grande desafio pela frente. Mas a partir da semana que vem, nossa cidade vai viver um novo tempo, de respeito, seriedade na condução da coisa pública e, principalmente, muito trabalho", destacou o prefeito eleito, que já na primeira semana de mandato deverá anunciar ações que vem sendo aguardadas com ansiedade pelos iomerenses, como a realização da Festa Julina, a recondução do monumento aos colonos e a urgente recuperação das estradas do interior, que estão abandonadas.

AUDITORIAS SERÃO CONTRATADAS
                A dificuldade de acesso, aliada à transparência que Luciano pretende implementar na Prefeitura a partir de terça-feira que vem, está motivando a adoção de algumas medidas. Uma delas, será a contratação de empresa especializada para realizar uma auditoria nas contas do município e outra, em todo o seu patrimônio. "Queremos saber, documentar e levar ao conhecimento de todos o que estamos recebendo, em quais condições e de que maneira", destaca o futuro secretário de administração, Douglas Zardo.       
                Máquina por máquina, peça por peça, número por número, tudo que se refere ao patrimônio do município será auditado e o resultado deste trabalho será divulgado e encaminhado para conhecimento do Ministério Público - que desde já acompanha o processo de transição e está ciente das dificuldades que vem sendo encontradas. "Como não pudemos fazer a transição da forma correta, com cooperação, esta foi a solução encontrada para que resguardemos os interesses dos iomerenses", definiu Zardo.
               
POSSE NA TERÇA-FEIRA
                A solenidade de posse dos vereadores eleitos está marcada para às 8:30 horas da próxima terça-feira, da 1º de janeiro, no auditório da Prefeitura Municipal. Logo em seguida, às 9:00 horas, acontece a posse do prefeito e vice-prefeito eleitos. No caso da Câmara, já houve costura para a composição dos cargos da mesa diretora, com o PMDB e PT - partidos que formaram a coligação vitoriosa União, Força e Trabalho, ocupando todos os postos.
                Ainda na Câmara, o vereador Maurício Bridi(PMDB), vai abrir mão da vaga para assumir a Secretaria de Educação e Esportes e, em seu lugar, deveria assumir o primeiro suplente Claudemir Agostini(PMDB), que também está impedido porque integrará o novo governo de Iomerê como secretário de Agricultura. A vaga na Câmara, então, será ocupada pelo segundo suplente, Aleomar Penso(PMDB).
                A portaria de nomeação dos secretários, bem como outras portarias emergenciais, serão assinadas pelo prefeito eleito no dia 2 de janeiro. "Já sabemos que teremos que dar férias imediatas aos professores, contratar médico e fazer outros procedimentos com urgência, mas estamos preparados, com tudo levantado para que conduzamos da melhor maneira possível o nosso município, a partir de terça-feira", finalizou Paganini.

Edelcio Lopes
Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário