terça-feira, 23 de julho de 2013

No litoral catarinense mar agitado


Geada: forte e ampla no estado na noite de terça, na quarta e quinta-feira, com prejuízos para agricultura e pecuária. Não sedescarta a possibilidade de geada negra especialmente nas áreas altas do Planalto Sul.
Atenção em algumas estradas: risco de congelamento na pista em alguns trechos da Serra do Rio do Rastro, Corvo Branco e Serra Dona Francisca, na noite de terça-feira e na madrugada de quarta-feira.
Temperatura extrema: no período noturno desta terça-feira, na quarta-feira e na quinta-feira  previsão de temperaturamínima de 0°C e negativa em boa parte do estado. As temperaturas na madrugada e amanhecer de quarta-feira estarão entre-10°C e -8°C nas áreas altas do Planalto Sul com altitude próxima a 1000 m (Urupema, Urubici, Painel, Bom Jardim da Serra eSão Joaquim). No Litoral, as mínimas podem variar entre 0°C a 3°C. Alguns recordes de temperatura mínima devem serigualados ou até superados para o mês de julho. Esta condição atmosférica é excepcional e histórica, podendo ser comparadaa última forte massa de ar polar em SC no ano de 2000.
Semana com alto risco para os moradores de rua devido ao frio intenso. Vale ressaltar que animais (domésticos e/ou quevivem ao ar livre) também necessitam de cuidados especiais.
Os dias mais frios serão a terça e quarta-feira, e as temperaturas voltam a subir na sexta-feira.
Mar: a maré mais alta em áreas costeiras da Grande Florianópolis e Litoral Norte pode causar alagamentos momentâneos e localizados nesta terça-feira. Na área de navegação e pesca ventos persistentes de sul, com intensidade moderada, entre 50 e 60km/h deixa o mar agitado a muito agitado no litoral catarinense, com picos de onda de 2.5 a 3.0m, devido ao avanço do sistema de alta pressão (massa de ar polar) pelo Sul do Brasil. O mar agitado traz risco para navegação e atividades de pesca.

fonte: Marilene de Lima / Gilsânia Cruz– Meteorologistas/Epagri/Ciram

Nenhum comentário:

Postar um comentário