segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Famílias atingidas pela UHE Garibaldi estão acampadas aguardando resposta e unindo forças na luta pelos seus direitos


Pessoas esquecidas, abandonadas, sem direito.... 

Como fica a situação de famílias trabalhadoras diante de uma situação de descaso de órgãos competentes?

Os Direitos Humanos estão somente no papel????

Em Santa Catarina - mais precisamente  na região de Abdon Batista -  em virtude da construção de uma barragem, centenas de famílias estão vivendo momentos de intensa tristeza, insegurança e descaso. Trata-se  de famílias atingidas pela UHE Garibaldi.

Em visita ao local, o que pode-se perceber são pessoas  que estão sendo deixadas de lado, sem terra, sem direitos, sem  uma solução.  Pessoas com dívida no banco para pagar trator, safras, custos com suas plantações.

Hoje, em época de plantio os atingidos por essa situação estão sem acesso às suas propriedades e sem saber o que será feito desta situação, se terão casa ou não. 

E ainda... a água que no projeto tinha um determinado limite de alcance, atingiu locais considerados inatingíveis. Talvez um erro de calculo tenha desalojado centenas de famílias que estão a mercê de ações dos órgãos competentes ainda não presentes nesta situação.

Em conversa com estas famílias soube-se que o Deputado Estadual Pe Pedro visitou-as e já apresentou o caso ao Ministério Público Federal, e também está levando o caso aos Conselhos Nacionais de Direitos Humanos e da OAB.

As fotos  mostram a água avançando muito acima do limite previsto no projeto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário