quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Pais e responsáveis têm oportunidade de colocar em dia vacinação atrasada


A campanha nacional de atualização da caderneta de vacinação começa no próximo dia 24 e vai até 30 de agosto. Durante a ação, que é dirigida às crianças menores de cinco anos, serão oferecidas todas as vacinas do calendário básico infantil.
O Ministério da Saúde chama a atenção dos pais ou responsáveis para que levem as crianças aos postos de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS). O órgão pretende diminuir o risco de transmissão de doenças que podem ser evitadas. O público alvo da campanha é de, aproximadamente, 14,4 milhões de crianças.
As atividades acontecem em conjunto com as secretarias estaduais e municipais de saúde. Estarão disponíveis as vacinas BCG, hepatite B, penta, inativada poliomielite (VIP), oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).
A orientação é que não se esqueça de levar a caderneta quando for à unidade de atendimento. No entanto, mesmo nos casos em que não se tem o documento as crianças devem ir aos postos de saúde. Nestas situações, os profissionais seguem o protocolo com as recomendações sobre o processo de atualização das vacinas, de acordo com faixa-etária.
fonte: Radioagência NP
Imagem: Divulgação/Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário