sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Mais pobres têm acesso limitado a alimentos saudáveis, aponta pesquisa

Foto: Agência Brasil

A população de regiões com menor nível socioeconômico tem menor acesso a alimentos saudáveis, especialmente frutas e hortaliças, em comparação com áreas mais ricas da cidade de São Paulo. Pesquisa realizada na Faculdade de Saúde Pública da USP analisou o ambiente alimentar na capital paulista, e verificou a desigualdade na disponibilidade, variedade e qualidade desses alimentos.
O estudo analisou13 distritos de baixo, médio e alto níveis socioeconômicos. Entre os locais observados estão restaurantes, lanchonetes, pequenos mercados de bairro, supermercados e feiras livres.
A doutora em Nutrição Ana Clara Duran, autora do projeto, explica que os mercados de bairro representam a maioria dos estabelecimentos comerciais de alimentos da cidade, e que a qualidade do que é oferecido por eles varia de acordo com a localização.
“O mesmo tipo de mercadinho de bairro apresenta menos opções quando localizado em áreas de menor nível socioeconômico quando comparado a áreas de nível mais alto.”
A pesquisadora defende maiores estímulos para o pequeno varejo, aumentando a oferta de frutas e hortaliças, já que as feiras estão concentradas nas áreas nobres.
“E as feiras livres seriam uma outra opção, já que são reguladas pelo governo. Só que mesmo assim, mesmo existindo uma feira em cada distrito de São Paulo, a densidade, ou seja, o número de feiras, ainda é maior nas áreas de maior nível socioeconômico.”        
O estudo ainda apontou que o preço de hortaliças não varia na capital, porém o valor de alguns alimentos industrializados, como bolacha recheada, salgadinho e refrigerantes é menor nas regiões mais pobres da cidade.
fonte:Radioagência NP


Nenhum comentário:

Postar um comentário