segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Joaçaba terá coleta seletiva de lixo a partir de 2014

A administração joaçabense deu início à elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PMGIRS, que obriga as cidades a darem um destino correto a todo o tipo de lixo, seja orgânico ou seco, e ainda lâmpadas, plásticos e equipamentos eletrônicos. Um encontro aconteceu na quinta-feira (22) na Câmara de Vereadores e reuniu o comitê diretor do plano, que faz parte do grupo gestor de sustentação através dos Conselhos de Meio Ambiente, Saúde e Educação, entre outros setores que elaboram o plano, juntamente com a Gerência de Meio Ambiente. Uma oficina sobre legislação relativa aos resíduos sólidos e suas implicações, foi realizada como atividade relacionada ao Plano Municipal de Resíduos Sólidos.

O Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) entra em vigor em agosto de 2014. Uma das principais mudanças na nova legislação é o estabelecimento da responsabilidade compartilhada entre cada integrante da cadeia produtiva, composto por empresas, governo e consumidores.

Em agosto do ano passado expirou o prazo para que os municípios entregassem os planos locais de gestão dos resíduos sólidos: menos de 10% dos municípios conseguiram apresentar o documento na data estabelecida. Sem ele, os municípios não podem pedir recursos da União para cuidar dos lixões e limpeza urbana, mas o Governo Federal prorrogou esse prazo até o final de 2013. “É necessário um conjunto de atividades para iniciar a coleta desses resíduos, o mais fácil é contratar uma empresa que fará o serviço, mas temos que criar outras formas alternativas que é a questão da educação ambiental para reduzir a produção de resíduos, a coleta seletiva para que nós possamos separar o lixo orgânico do inorgânico, promover uma melhora na reciclagem e na compostagem, como adubo e energia. A logística do revés como: as pilhas as baterias, lixo eletrônico. Temos que dar um destino correto para todos esses produtos e não disponibilizarmos eles pra coleta convencional”, enfatizou o biólogo Elton Magrinelli, responsável pela empresa Magrinelli & Modence Consultoria Técnica e Educacional, que está elaborando o plano de resíduos sólidos na região da Ammoc (Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense). 

Segundo o assistente de Meio Ambiente, da Prefeitura de Joaçaba Júlio Cesar Souza, o plano municipal deverá ser finalizado até o final deste ano.

Edital Coleta Seletiva

A previsão, segundo o Celso Bordin, secretário de Administração da Prefeitura de Joaçaba, é que até o final de agosto o edital seja lançado para a contratação da empresa que fará a coleta seletiva de lixo no município de Joaçaba. “São vários passos que terão que serem tomados para a implantação da coleta seletiva em Joaçaba. É um trabalho que exige um estudo minucioso. Nossa expectativa é de conseguir fazer publicação do edital até quem sabe no final de agosto ou no início de setembro, e dar início aos trabalhos”, disse. 



Fonte: EderLuiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário