sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Coluna Sociedade e Politica nº 019 Por Jilson Carlos Souza





Novidade

Resolvi dedicar a coluna dessa semana, para dar as boas vindas a uma ótima novidade aos internautas de Fraiburgo e região, trata-se do Blog Interseções de Fraiburgo, criado e editado pela Thairine Santos, que se define como vegana, feminista e defensora dos movimentos de emancipação social.



Motivo

Segundo a blogueira novata a criação do blog foi motivada por um episódio vivido em um ‘Grupo do Facebook de Fraiburgo’. O grupo é aberto e possui uma interessante descrição na qual dá as boas vindas a todas as pessoas que queiram participar de debates sobre assuntos em geral, mesmo os assuntos que não possuem relação com acontecimentos da cidade. Neste ‘Grupo do Facebook’, a maioria das opiniões são preconceituosas e discriminatórias a diversos grupos minoritários de nossa sociedade. Na referida ‘confraria virtual’ existem opiniões que atentam contra os Direitos Humanos e as liberdades individuais. Tais opiniões não são propagadas por trolls da internet, mas, pela maioria dos participantes, entre os quais estão ‘pessoas influentes do comércio e da política’ da cidade. Em resumo, um absurdo a forma leviana como temas importantes são expostos. Quando a nova blogueira ficou diante destes comentários pela primeira vez, sentiu-se na obrigação de posicionar-se, por isso criou o Blog Interseções de Fraiburgo.



Primeira postagem

Em sua primeira postagem Thairine, explica como tudo teve inicio: “Tudo começou quando um participante (homem, branco) menosprezou um quadro de dados que expõe a baixa representatividade de mulheres, negros e outras minorias no Congresso Nacional. Expus, de forma detalhada e evitando achismos, uma série de dados e análise de contextos históricos que mostram que a baixa representatividade é reflexo de injustiças sociais, e que isso não é um assunto insignificante ou de menor importância. Esta pessoa, e mais outra (também homem e branco), responderam aos meus comentários de forma rasa, ignorando os dados que apresentei. Além disso, as respostas vieram recheadas de comentários machistas e racistas. No final acabei deletada e bloqueada do grupo, sem aviso prévio ou chance de me defender. Segundo informações que soube posteriormente através de terceiros, os dois alegaram que meu perfil era fake. Talvez eles não sejam capazes de imaginar que exista uma mulher com capacidade de contra argumentar, ou talvez seja a forma que eles reagem quando não possuem mais argumentos. A descrição do grupo convida as pessoas ao debate de ideias. Na prática, o contraponto não é aceito, pois, quando existe, é rechaçado de forma violenta”.





Como acessar

O Blog Interseções de Fraiburgo pode ser acessando pelo link:http://intersecfrai.blogspot.com.br, seja muito bem vinda Thairine, Fraiburgo e região carecia de uma mulher escrevendo para fazer o contra ponto ao machismo e conservadorismo imperante em nosso munícipio e região. 



Sugestões e criticas

As críticas e sugestões de temas a serem comentados na Coluna Sociedade e Politica devem ser enviadas para o e-mail: jilsoncarlos@yahoo.com.br
__________________________




Nenhum comentário:

Postar um comentário