quinta-feira, 5 de novembro de 2015

REGIÃO: Apafec participou do 3º Encontro Panamericano dos Jogos Autóctones e Tradicionais

Entrada da Arena Green


Nos dias 23, 24 e 25 de outubro a Apafec (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular) participou do 3º Encontro Panamericano dos Jogos Autóctones e Tradicionais que aconteceu na cidade de Palmas – TO. Os jogos tradicionais são todos aqueles que pertencem à cultura de um determinado povo. Já os jogos autóctones, são jogos praticados pelos povos originários.

Emerson Souza, representante 
da Apafec 

Segundo Emerson Souza, educador físico que representou a Apafec, os 03 dias de atividades foram de trabalho intenso, devido aos vários temasabortados com a finalidade de fomentar a preservação/difusão dos jogos autóctones e tradicionais.
Souza destaca o sábado (24) pela manhã, quando cada país ou entidade convidada expôs suas ações e atividades, os participantes puderam trocar experiências e vivenciar/experimentar os diversos jogos e atividades apresentadas pelos participantes.
Um dos encaminhamentos construídos, apontados pelas discussões é a criação/ampliação da rede de diálogo para fortalecimento, ampliação e preservação dos jogos tradicionais e autóctones. Outro fato importante é a carta redigida para envio aos órgãos competentes e a sociedade em geral, alertando para a importância do lúdico na construção de nossa cultura.


Artesanatos indígenas

____________________________________


O educador físico separa ainda, a visita à Arena Green, aonde aconteceu a 1ª Edição dos Jogos Mundiais Indígenas, quando o mesmo teve a oportunidade de conhecer um pouco mais da cultura dos povos indígenas de todo o mundo, através da feira de artesanato, espaços multimídias, praça de alimentação e de uma ampla programação cultural e de lazer.
Por Esportes em debate

Nenhum comentário:

Postar um comentário