sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Cooperativistas realizaram audiência na Secretaria Estadual de Agricultura e Pesca.



Dirigentes de cooperativas articuladas na UNICAFES, CONCRAB e UNISOL, dirigentes sindicais e  vereadores estiveram reunidos em Florianópolis nesta quarta-feira (11) em audiência na  Secretária Estadual de Agricultura e Pesca.  Na pauta o projeto de lei 465. 8/2015 que institui a política de apoio ao Cooperativismo e dá outras providências. Os Cooperativistas reivindicaram a mudança no artigo terceiro que trata da unicidade (todos deve estar registrados a OCESC), e a participação no Conselho Estadual do Cooperativismo, assim sendo, contemplaria as coopertaivas de agricultura familiar e economia solidária.

Na avaliação dos dirigentes existe um alinhamento de pensamento e de estratégia entre a OCESC, Governo estadual e a frente parlamentar do Cooperativismo na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A agenda marcada na Secretaria de Agricultura e Pesca, solicitada pelo movimento cooperativista com o Secretário Moacir Sopelsa resultou em uma frustração, pois o secretário não recebeu a delegação que deslocou-se de todas as regiões do Estado. 

O dialogo foi realizado pelo secretário adjunto Airton Spies. No debate, o governo manifestou que não tem negociação quanto a unicidade conforme artigo 3 do Projeto de Lei 465. 8/2015 - embasados na Lei Federal 5.764/1971. No entanto foi acordado com Spies, a elaboração de uma redação contemplando a UNICAFES - designando o papel da entidade, bem como ampliar o Conselho do Cooperativismo. 

A proposta da UNICAFES seria ampliar o número de representantes com a inclusão da Secretaria de Educação e Secretaria de Assistência Social e as sete vagas do Cooperativismo seriam ocupadas por quatro representantes da OCESC e três da UNICAFES. 

O movimento cooperativista poderá ter um avanço com a aprovação a nova lei do cooperativismo, que inclui a UNICOPAS com as mesmas atribuições da OCEB. Por tanto, temos que nos manter mobilizados para garantir avanços para o cooperativismo da Agricultura Solidária e de Economia Solidária garantindo assim melhor qualidade de vida para os cooperados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário