sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Prefeitura de Tangará realiza campanha de coleta de lixo eletrônico


Coleta está agendada para dia 27 de novembro no período das 09hs às 17hs



A Administração Municipal promove no dia 27 de novembro, a segunda coleta de lixo eletrônico de 2015. A coleta será realizada em frente a Prefeitura de Tangará no horário das 09hs às 17hs.

A preocupação da Administração de Tangará é com o recolhimento deste tipo de lixo se deve principalmente ao seu potencial poluidor, pois, estes equipamentos são fabricados com metais pesados altamente tóxicos, que em contato com o solo contaminam as águas subterrâneas e se queimados poluem o ar e podem causar doenças graves.

O descarte de lixo eletrônico inclui os seguintes produtos:

Televisores e monitores antigos, conhecidos como CRT (Tubo de Raios Catódicos), pois contém substâncias tóxicas como cádmio, mercúrio e o chumbo, sendo prejudiciais à saúde.

Batedeiras, cafeteiras, aquecedores, ventiladores e circuladores de ar, espremedor de frutas e vários eletrodomésticos de porte pequeno;

Computadores Desktop, Notebooks, Netbooks, Hds, Estabilizadores, Fax, Impressoras, Monitores entre outros; Televisores de diversos formatos e padrões sejam eles LCD, LED, Plasma, CRT (televisão antiga) e etc;

Aparelhos portáteis como tablets, smartphones, celulares, MP3 players entre outros.

Não são coletados os seguintes produtos

Tubos de imagem, ou seja, são coletados apenas monitores e TVs completos; Lâmpadas Fluorescentes; Tonners; Materiais diversos que tenham sido alterados, retirado peças, passado por triagem e afins.

Existem alguns materiais que são cobrados para ser coletados entre eles:

As Lâmpadas Fluorescentes tubos de Imagem; Tonners e materiais diversos.

Destacamos que nesta campanha serão recebidas lâmpadas queimadas, dessas comuns, que serão aproveitadas pela Secretaria de Turismo. No entanto as lâmpadas devem vir embaladas em papelão ou em caixas próprias para lâmpadas.

Após o término da campanha, todo o material recolhido será encaminhado para a empresa Alpha Digital, especializada na coleta, manuseio e destinação final de resíduos tecnológicos e sucata eletroeletrônica de Joaçaba.

Essa ação tem como objetivo diminuir a contaminação e poluição do meio ambiente. Quem tem material para descarte pode neste momento aproveitar esta oportunidade que está sendo oferecida por meio da campanha específica promovida pela Administração Municipal de Tangará.

assessoria da prefeitura
_________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário