quinta-feira, 19 de novembro de 2015

SC: Frigoríficos catarinenses são habilitados para exportar carne suína e de frango para China e México


reprodução internet / ilustrativa

Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca comemora anúncio de que mais 22 frigoríficos brasileiros foram habilitados para exportar carnes para China e México. Deste total, seis são catarinenses, duas plantas habilitadas para exportar carne suína para a China e quatro exportarão carne de frango para o México.



Nesta terça-feira (17), o Ministério da Administração de Qualidade, Supervisão, Inspeção e Quarentena da China (AQSIQ) habilitou dois frigoríficos catarinenses para exportar carne suína, além de outras cinco plantas brasileiras que poderão exportar carne bovina e de frango para aquele país. Outras duas empresas catarinenses já tinham a permissão para exportar carne suína para a China. O secretário da Agricultura, Moacir Sopelsa, lembra que a China é o maior produtor e também o maior consumidor de carne suína do mundo e esta é uma grande oportunidade para Santa Catarina.



Em 2014, as exportações catarinenses de carne suína foram de 159 mil toneladas, 35% do total exportado pelo país, no valor de US$ 548 milhões. Santa Catarina é o maior produtor nacional de carne suína, com 850 mil toneladas no último ano.



Das 15 plantas habilitadas a exportar carne de frango para o México, quatro são catarinenses. O México é um grande consumidor de carne de frango, com três milhões de toneladas no último ano. Santa Catarina é o segundo maior produtor e exportador de carne de frango no Brasil. Em 2014, o estado produziu 2,4 milhões de toneladas de carne de frango, representando 19% da produção nacional, e exportou 970 mil toneladas, no valor de US$ 1,91 bilhão.



O secretário Sopelsa acredita que as boas notícias são o resultado de um trabalho intenso na defesa sanitária de Santa Catarina. “Somos reconhecidos mundialmente pela excelência sanitária de nossos rebanhos e a conquista de mercados é uma prova disso. Estamos muito felizes com a habilitação de seis frigoríficos catarinenses para exportar carnes para a China e para o México, é uma oportunidade importante para as agroindústrias e produtores do estado”.



Status sanitário diferenciado



Santa Catarina é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como único estado brasileiro livre de febre aftosa sem vacinação e, junto com o Rio Grande do Sul, é zona livre de peste suína clássica. Além de área livre da peste dos pequenos ruminantes e risco insignificante para a encefalopatia espongiforme bovina (vaca louca).



Para manter a excelência sanitária do rebanho, o estado mantém um rigoroso controle das doenças animais através da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e do Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária (Icasa), com a participação dos criadores e entidades ligadas ao setor. Hoje a Cidasc mantém 63 barreiras sanitárias permanentes nas divisas com os estados do Paraná e do Rio Grande do Sul e também com a Argentina, para impedir o ingresso de animais e produtos de origem animal que possam contaminar o rebanho catarinense. 


Assessoria de Imprensa
___________________________________
____________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário