quinta-feira, 10 de março de 2016

Alunos de engenharia do IFC têm palestra sobre inovação e empreendedorismo

Membro do Centro de Inovação do Vale do Rio do Peixe destaca importância das iniciativas que envolvem pesquisa e tecnologia
Michel Carlesso Avila durante palestra no IFC Luzerna: futuros engenheiros de olho no empreendedorismo (Foto: Divulgação/IFC Luzerna)
Exibindo F1.JPG
 LUZERNA – Para disseminar a cultura da inovação e do empreendedorismo, o Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Luzerna proporcionou aos estudantes do curso de Engenharia de Controle e Automação, na tarde desta terça-feira (8), uma palestra com o professor da Unoesc Michel Carlesso Avila, coordenador do Comitê de Implantação do Centro de Inovação do Vale do Rio do Peixe.
Aos alunos do IFC, Carlesso ressaltou que hoje existe uma grande divergência nos conceitos de inovação. “As pessoas confundem inovação com invenção. A invenção é uma ideia que não foi levada ao mercado, agora, a inovação parte do preceito de que alguém tem que utilizar essa invenção, tem que ter um cliente que compre essa ideia”, disse.
A palestra abordou esses conceitos e também da onde surgem essas inovações e invenções, passando pelo empreendedorismo enquanto uma oportunidade de sobrevivência e de sucesso aos jovens.
“A geração de hoje está altamente comunicada e interligada em redes. Por outro lado, produz pouco”, destacou o palestrante. “As facilidades do conhecimento e da comunicação não estão sendo utilizadas para produzir. Nós precisamos trabalhar a questão da pesquisa e mostrar que a internet por si só não tem todas as respostas. Precisamos incentivar o desenvolvimento de novas tecnologias e inovações. É preciso aprofundar mais”, completou Carlesso.




Fonte: Wagner Lenhardt
Jornalista
Coordenação Especial de Comunicação - CECOM
Instituto Federal Catarinense - Campus Luzerna

Nenhum comentário:

Postar um comentário