quarta-feira, 30 de março de 2016

Nova sede da Unoesc Campos Novos será inaugurada nesta quinta-feira (31)


 (Foto:Garcia Imagens Aéreas)



A Unoesc, uma das maiores instituições propulsoras do desenvolvimento, da pesquisa e das perspectivas socioculturais e educacionais de Santa Catarina, deixará mais um legado: a nova sede em Campos Novos. A inauguração acontece nesta quinta (31), às 19h30, com a presença dos dirigentes da instituição e autoridades regionais.

Construída desde outubro de 2014, a obra é modelo de edificação, por seguir padrões de sustentabilidade. Conforme explicou o diretor geral da Unoesc Campos Novos, professor Diego Gadler, a nova estrutura possibilitará o armazenamento da água das chuvas e a geração de energia por meio de placas solares e gerador eólico, o que pode ser considerado um diferencial para a região.

— A Unoesc trabalhando com a sustentabilidade está de certa forma servindo como exemplo para a comunidade local e regional, que muitas vezes faz novas edificações sem seguir esses padrões sustentáveis. Hoje a universidade não somente ensina a sustentabilidade aos seus alunos, mas também aplica — explicou o diretor.

Mais de 175 mil litros de água poderão ser armazenados em 16 caixas instaladas na sede, para a irrigação de jardins, atividades agrícolas e uso nos laboratórios dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária. Torneiras externas com adaptações também foram instaladas visando à utilização em limpezas de calçadas e vidros. Segundo Diego, a capacidade é considerada excelente, atendendo com sobra toda a unidade.

A produção de energia própria e a iluminação com LED também trarão economia à universidade. A instalação de 14 placas solares e do gerador eólico representam a produção de 15% da energia consumida pela Unoesc Campos Novos. Além desta vantagem, a estrutura conta com placas de vidro em toda a sua extensão, possibilitando ambientes mais iluminados durante o dia.

Seguindo ainda os padrões sustentáveis, o pavimento externo escolhido foi o paver. O material pré-moldado permite o melhor escoamento da água das chuvas e gera economia de recursos, pois pode ser instalado e removido sempre que necessário.


Novo Ciclo

O diretor da Unoesc Campos Novos traduz a inauguração da nova sede como o início de um novo ciclo para a instituição e especialmente para a unidade. Com a maior estrutura, os alunos dos cursos de graduação em Administração, Agronomia, Medicina Veterinária e Pedagogia, além dos de especialização, serão melhor atendidos.

— O antigo local não comportava mais os nossos cursos, principalmente após a oferta de Medicina Veterinária. Agora estamos em uma área de 12 mil metros construída, com laboratórios mais equipados e uma estrutura completa. Isso trará benefícios ao ensino e também aos serviços prestados à comunidade. É um marco para a região — disse Diego.

A data da inauguração, dia 31 de março, foi escolhida por conta do aniversário de Campos Novos, que comemora 135 anos no dia 30 de março. O diretor reiterou que a nova sede da Unoesc é um presente para o município e região.

— É um presente no que diz respeito ao desenvolvimento da região, sendo essa uma das missões da Unoesc — comentou Diego.

A Unoesc trabalha nos últimos detalhes para a inauguração nesta quinta-feira (31). Toda a comunidade está convidada a participar deste momento de conquista.


Estrutura

Além de sustentável, a obra seguiu padrões de acessibilidade. A estrutura conta com hospital veterinário para pequenos e grandes animais, 20 salas de aula, 16 laboratórios sendo dois de informática, biblioteca, auditório com capacidade para 800 pessoas, centro administrativo, área de convivência, anfiteatro para 70 pessoas, estacionamento para mais de 500 veículos e ciclovia.

A nova sede está localizada na SC-135, número 2500.

Texto: Jéssica Novello

Nenhum comentário:

Postar um comentário