quinta-feira, 17 de março de 2016

REGIÃO: 16º encontro da Família Costella foi realizado em Tangará.




Aproximadamente 130 pessoas estiveram reunidas no último domingo, dia 13, celebrando o 16º Encontro da Família Costella. O evento aconteceu no salão da Capela Nossa Senhora Aparecida, em Tangará. No período da manhã houve uma celebração religiosa presidida pelo Pároco de Tangará, Padre Carlos, e após o almoço os presentes se divertiram com apresentações culturais.

O tradicional encontro acontece a cada dois anos, em localidades onde residem os integrantes da família, a maioria deles no estado do Rio Grande do Sul.



Histórico

Luiz Costella e Teresa Rosett casaram-se entre os anos de 1869 e 1871, partiram de navio da cidade de Sacile, na Itália com destino ao Brasil em 1888. Chegando ao país se deslocaram para região serrana do Rio Grande do Sul, na colônia de Dona Isabel, hoje Veranópolis. O casal teve 9 filhos, Antônio, Santo, Giovani, Lúcia, Faustina, Gioseppi, Maria, Vitório e Angelina, esta nascida no Brasil.

No Brasil, Giovani foi renomeado de João casou-se com Luiza Zatt, com quem teve 9 filhos, David, José, Vitório, Santa, Fiorelo, Guerino, Tereza, Genoveva que tornou-se religiosa, sendo chamada de irmã Salete e a filha Ida Maria, hoje com 100 anos.

Santa Costella casou-se com Bortolo Antônio Bordignon, em 1928, vindo a morar na cidade de Rio Bonito, hoje Tangará. O casal ajudou a criar a comunidade de São Paulo e também na construção da igreja do local. A família sempre trabalhou na agricultura e com a criação de suínos. O casal teve 8 filhos, João, Maria, Irene, Teresa, Angelo, Luiz, Lourdes e Ignês, sendo 3 já falecidos. Hoje seus descendentes são 30 netos, 39 bisnetos e 7 tataranetos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário