terça-feira, 8 de março de 2016

Especial ‘Paulo Freire: o Andarilho da Utopia’



Patrono da Educação Brasileira


A Unesco constata a existência de 700 milhões de adultos que não sabem ler nem escrever. Para o Fundo das Nações Unidas para a Educação, esta é uma situação que tem implicações potencialmente explosivas para a paz e prosperidade mundiais.
A utopia de Paulo Freire é uma das esperanças do mundo para reverter esta situação. A crença de Paulo Freire na força do diálogo como ferramenta essencial de transformação de homens e mulheres por meio da educação, traduz o desejo da Radio Nederland de se aproximar ainda mais de suas parceiras no Brasil, através de projetos especiais, que visam sobretudo o desenvolvimento humano.
O especial 'Paulo Freire, Andarilho da Utopia', é dividido em cinco blocos e traz depoimentos de colaboradores, familiares e do próprio Paulo Freire. Da segunda metade da década de 40 à morte de Paulo Freire em 1997, a série retrata não apenas a vida do educador brasileiro, mas também mostra o Brasil dos últimos 50 anos. As inúmeras inserções de sons de época, situam o ouvinte em vários momentos da recente história do Brasil.




Rádio cinematográfica
O Andarilho da Utopia

André Barbosa, diretor geral deste especial, quis realizar o que chama de 'Rádio Cinematográfica', introduzindo no documentário mecanismos utilizados nos filmes de ficção. Enriquecem a produção a trilha sonora de Homero Lotito e a participação da dupla de sertanejos nordestinos, Sebastião e José Francisco, que trabalhou com o educador brasileiro no momento em que este era Secretário de Educação da cidade de São Paulo.
O especial 'Paulo Freire, Andarilho da Utopia' tem a locução de André Barbosa e Telma Feher e foi desenvolvido em parceria com a Criar - Assessoria de Comunicação de São Paulo, com o apoio da Universidade de São Paulo e do Instituto Paulo Freire, entre outras instituições.
Este foi o primeiro projeto em regime de co-produção que a Radio Nederland realizou com uma instituição brasileira e foi lançado em 1999.


Ouça os cinco programas do especial 'Paulo Freire, Andarilho da Utopia' clicando:http://archief.wereldomroep.nl/portugues/radioprogramme/paulo-freire-o-andarilho-da-utopia



Apafec

Nenhum comentário:

Postar um comentário