quinta-feira, 10 de março de 2016

Copa Scherer 4x4 de Jeep Raid inicia temporada neste mês

Neste ano, a competição offroad terá como cenário 8 cidades da região. Primeira etapa será em Tangará nos dias 19 e 20


A Copa Scherer 4x4 de Jeep Raid terá oito etapas em 2016. A mais tradicional competição offroad do Meio-Oeste catarinense abre a sua temporada em Tangará, nos dias 19 e 20 deste mês. Outras sete cidades sediarão etapas ao longo do ano. Para os amantes do esporte 4x4 é o chamado para mostrar a habilidade em percursos radicais e paisagens de tirar o fôlego. 

Reformulada, a competição entra numa nova fase. Além de oferecer roteiros para utilização dos veículos 4x4 em trajetos de dificuldades que priorizam atenção e perícia dos competidores, a Copa Scherer busca desenvolver e apoiar o esporte, que ganha cada vez mais adeptos. A expectativa é ter, por etapa, cerca de 40 equipes nas três categorias competitivas: “A” (veículos novos), “B “ (veículos antigos) e “N” (novatos).  Já na categoria “passeio” não há disputa e os participantes percorrem uma trilha alternativa, sem compromisso com o tempo.

A Copa Scherer 4x4 é realizada pela LOCIA (Liga do Oeste Catarinense e Sul Paranaense de Automobilismo para Esportes Off-Road e Regularidade), entidade que reúne desde 2007 os clubes de jipeiros das cidades que receberão as etapas. “A cada ano a ideia é ajustar detalhes tanto na organização como no regulamento. Nosso objetivo, em especial, é realizar um campeonato de alto nível, reunindo os apaixonados pelo esporte”, explica Kassiano Kerber, um dos organizadores.

Diferente da maioria das competições automobilísticas onde vence quem chega primeiro, na Copa Scherer o que conta é a regularidade. Dentro de cada veículo, o piloto é acompanhado por um navegador, cuja a função principal é passar para o piloto o roteiro da trilha. Os participantes recebem planilhas com informações sobre o percurso e as médias da prova e devem percorrer os trechos na velocidade e tempo pré-estabelecidos. O objetivo é conseguir manter a média imposta. Vence quem perder menos pontos ao longo do caminho. O controle é eletrônico, feito por um moderno sistema de rastro GPS instalado em cada carro.

Ainda que a vitória seja resultado de um trabalho em dupla, na Copa Scherer 4x4 pilotos e navegadores disputam campeonatos distintos. Isso significa a possibilidade de troca de parceiro de uma etapa para outra. Os pontos somados ao final da temporada garantem o título individual para piloto e navegador.


COMPROMISSO AMBIENTAL

Sediada numa das regiões mais belas do estado, a Copa Scherer 4x4 tem uma abrangência que ultrapassa os limites do Oeste catarinense, pois além de integrar participantes e comunidades, atrai pilotos e turistas de outros estados.  Essa visibilidade é usada nos últimos anos para conscientizar sobre a importância de preservar o meio ambiente. Denominado um evento Carbon Free, todo o carbono emitido pelos veículos em cada uma das etapas é neutralizado por meio do plantio de árvore. Para cada 100 quilômetros percorridos por veículo, uma árvore é plantada.


ABERTURA DA TEMPORADA

Contando os dias para o início da temporada, os organizadores acertam os últimos detalhes para receber os competidores em Tangará. As inscrições serão abertas na próxima segunda-feira, dia 14. Os interessados devem acessar o site maisrally.com.br/rally e preencher o cadastro.

No sábado, dia 19, tem recepção a partir das 17h na pousada Rancho Moinho Velho. No domingo, os participantes se concentram em frente ao Posto Vêneto e a partir das 7h recebem informações gerais da prova. O primeiro carro faz a largada às 8h01. Já às 8h30 começa o passeio e às 12h30 o almoço será servido na Pousada Rancho Moinho Velho. Mais informações na página oficial no Facebook (/copascherer4x4carbonfree).


Exibindo CopaScherer_Divulgacao_1.jpg

CALENDÁRIO
1ª Etapa – Tangará, 19 e 20 de março
2ª Etapa – Capinzal, 16 e 17 de abril
3ª Etapa – Joaçaba, 21 e 22 de maio
4ª Etapa – Videira, 18 e 19 de junho
5ª Etapa – Luzerna, 27 e 28 de agosto
6ª Etapa – Pinheiro Preto, 24 e 25 de setembro
7ª Etapa – Concórdia, 29 e 30 de outubro
8ª Etapa – Piratuba, 19 e 20 de novembro


Fonte: Herton Farias
Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário