quarta-feira, 2 de março de 2016

ESTADUAL: CCJ aprova dialeto alemão Hunsrückish como “patrimônio cultural” de SC



A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa aprovou, na manhã desta terça-feira (1), dois projetos de autoria do deputado Padre Pedro Baldissera. O PL 508/2015, que declara o dialeto alemão Hunsrückish patrimônio cultural de Santa Catarina, foi aprovado com emenda e segue para a Comissão de Educação, Cultura e Desporto. Já o PL 543/2015, que institui a Semana Catarinense de Conscientização sobre o Perigo do Alcoolismo Precoce, na segunda semana de junho. 

Conforme o pesquisador Cléo Vilson Altenhofen, o Hunsrückish é uma língua brasileira da imigração alemã, falada em diferentes municípios catarinenses, entre eles Antônio Carlos, Itapiranga, Luzerna, Maravilha e São João do Oeste. “Nosso Estado tem bases culturais diversificadas, de diversas matrizes, da europeia à africana, além da própria matriz indígena. E este mosaico precisa ser preservado, em nome desta diversidade. O Hunsrückish é uma das 13 línguas de imigração alemã no País”, explica Padre Pedro.

O projeto 543/2015, da Semana Catarinense de Conscientização sobre o Perigo do Alcoolismo Precoce, tem origem numa proposta apresentada pelos alunos da Escola Básica Francisco Brasinha Dias, de Belmonte. O projeto foi protocolado durante o Parlamento Jovem, programa conduzido pela Escola do Legislativo com estudantes de todo Estado. Na justificativa, os alunos argumentam que o consumo do álcool na adolescência causa diversos problemas à formação dos jovens. “A proposta dos estudantes é importante porque há pesquisas conclusivas ligando a dependência do álcool ao consumo precoce. E como é uma droga sedativa, que muitas vezes demora a evidenciar problemas orgânicos, é preciso levar a mais e mais jovens informações e dados sobre o tema”, destaca Padre Pedro.

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário