quarta-feira, 2 de março de 2016

SC: Natalino comemora redução do ICMS da suinocultura




O deputado Natalino Lázare (PR) comemorou, na tarde desta terça-feira (1), a medida tomada pelo governador Raimundo Colombo (PSD), que reduz o valor da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) cobrado na comercialização de suínos para outros estados. A medida é temporária, válida por 60 dias, e derruba a tarifa de 12% para 6%.

O deputado disse que este avanço é possível graças à mobilização de empresários e lideranças políticas, que alertaram o governo sobre o difícil cenário econômico que atravessa o setor no Estado, especialmente nas pequenas propriedades. "Entre os produtores que iniciaram este movimento estão grandes empresários como os videirenses Mário Faccin e Osmar Carboni, que estão entre os maiores do Estado, além da participação efetiva do secretário executivo da ADR de Videira, Dorival Borga", conta Natalino.

Há duas semanas, o parlamentar deu o pontapé da discussão no Legislativo acerca do tema, quando convocou uma reunião de emergência da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa para discutir possíveis medidas emergenciais, momento em que representantes da cadeia produtiva expuseram as dificuldades de competitividade que o suíno catarinense tinha em relação a Estados como o Rio Grande do Sul, que tem o ICMS na casa dos 6%.

Conforme o deputado, o resultado desta reunião foi uma audiência com o governador para expor o problema do suíno e alerta-lo sobre as consequências deste momento para a economia catarinense, sob pena de muitos produtores serem forçados a parar definitivamente a atividade. "Felizmente estamos colhendo frutos de uma forte articulação política e um bom entendimento com o Governo do Estado, ingredientes fundamentais para que hoje possamos comemorar um grande avanço à suinocultura, que é a base econômica de muitas cidades catarinenses, em especial, a da região de Videira", finaliza.

Assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário