O
secretário de Estado da Defesa Civil (SDC), Geraldo Althoff, estará em
Maravilha na próxima quarta-feira, 05, no auditório da Secretaria de
Estado de Desenvolvimento Regional às 17h, para reunião com os gestores
municipais eleitos e reeleitos dos 14 municípios de abrangência da
Regional. O propósito é iniciar a campanha de sensibilização “Municípios
em Ação – A importância da criação e estruturação da Defesa Civil
local”.
O objetivo é conscientizar os prefeitos da importância da prevenção.
“É no município que os desastres acontecem e é importante que o governo
municipal esteja consciente da necessidade de estruturar o órgão de
proteção e de Defesa Civil. Queremos sensibilizá-los e convidá-los para
que juntos, possamos proteger nossas comunidades dos desastres que estão
cada vez mais frequentes”, ressaltou o secretário de Defesa Civil,
Geraldo Althoff.
Na programação, o secretário apresentará um audiovisual e fará a entrega de uma cartilha. Entre os conteúdos: o passo a passo para criar e estruturar uma Coordenadoria Municipal e as competências do município conforme a Lei nº 12.608. A campanha iniciou no dia 20 de novembro e percorre todo o Estado. Serão 21 encontros compreendendo todas as regiões do Estado.
Diagnóstico
A Secretaria da Defesa Civil realizou um diagnóstico junto aos municípios catarinenses para verificar como está a situação das defesas civis locais no Estado. A pesquisa foi realizada por meio dos coordenadores regionais de Defesa Civil, que realizaram visitas aos municípios. Das 293 cidades catarinenses: 28 contam com estrutura própria de defesa civil; 45 possuem algum equipamento (computador, telefone, GPS entre outros); 231 possuem um coordenador municipal nomeado; 93 integram o Plano Diretor; 49 possuem Plano de Contingência; 89 contam com mapeamentos de áreas de risco; nove têm Núcleos de Defesa Civil; 36 têm cadastro de voluntários; 35 possuem Fundo Municipal de Defesa Civil; 54 desenvolvem algum tipo de ação com foco em prevenção e 51 realizam atividades junto às comunidades.
Na programação, o secretário apresentará um audiovisual e fará a entrega de uma cartilha. Entre os conteúdos: o passo a passo para criar e estruturar uma Coordenadoria Municipal e as competências do município conforme a Lei nº 12.608. A campanha iniciou no dia 20 de novembro e percorre todo o Estado. Serão 21 encontros compreendendo todas as regiões do Estado.
Diagnóstico
A Secretaria da Defesa Civil realizou um diagnóstico junto aos municípios catarinenses para verificar como está a situação das defesas civis locais no Estado. A pesquisa foi realizada por meio dos coordenadores regionais de Defesa Civil, que realizaram visitas aos municípios. Das 293 cidades catarinenses: 28 contam com estrutura própria de defesa civil; 45 possuem algum equipamento (computador, telefone, GPS entre outros); 231 possuem um coordenador municipal nomeado; 93 integram o Plano Diretor; 49 possuem Plano de Contingência; 89 contam com mapeamentos de áreas de risco; nove têm Núcleos de Defesa Civil; 36 têm cadastro de voluntários; 35 possuem Fundo Municipal de Defesa Civil; 54 desenvolvem algum tipo de ação com foco em prevenção e 51 realizam atividades junto às comunidades.
WWW.SC.GOV.BR
Nenhum comentário:
Postar um comentário