foto ilustrativa/paulochagas |
A estiagem foi o motivo para o decreto. Outras cidades também já decretaram situação de emergência, são elas, Peritiba, Piratuba, Irani, Jaborá, Ipira, Herval do Oeste e Seara.
Os mais prejudicados são as pastagens, o milho e a falta de água para os animais, em Lindóia, a Prefeitura está transportando água para algumas propriedades rurais em caminhões pipa.
Na estiagem anterior, que durou entre novembro de 2011 e junho de 2012, foram afetadas 800 mil pessoas em 152 municípios de Santa Catarina, com prejuízo de R$ 770 milhões.
Muita coisa foi prometida, mas nem tudo foi cumprido por parte do Governo do Estado, faltou anistia de dívidas, seguro que garantisse renda ao agricultor em caso de perdas e que não somente cobrisse o financiamento, e milho suficiente, pois veio apenas 10 mil toneladas para uma demanda de 1,8 milhão de toneladas.
O secretário de Agricultura, João Rodrigues, destaca que, em dezembro deste ano, será licitada a compra de 117 tratores e cem distribuidores de adubo líquido.
Ele lembra ainda que os municípios devem entregar a documentação para a perfuração de poços até o final do mês.
fonte:Oestemais/Marcelo Vieira
Nenhum comentário:
Postar um comentário