quinta-feira, 4 de julho de 2013

Iomerê, a tradicional festa Julina inicia no próximo dia 19


* Infraestrutura já está sendo montada para receber o evento, que volta a ser realizado pelo município.



            O município de Iomerê está vivendo o clima da Festa Julina. Nesta semana, começaram os trabalhos de adequação e melhoria do pátio da igreja matriz São Luiz Gonzaga, onde serão realizados os três dias de festa, a partir do próximo dia 19. Depois de três anos sem realizar o evento, a Festa Julina volta com força total ao calendário festivo de Iomerê, com atrações variadas, shows variados, gastronomia típica, Arrancadão de Jerico e show de fogos.
            Ela será realizada no período do aniversário de Iomerê - comemorado dia 20 - e a expectativa é que o município receba um público de aproximadamente 20 mil pessoas, superando as marcas registradas até 2008, quando fazia parte do calendário oficial de eventos do município. "Nós estamos ansiosos, esperando o início da festa, porque os iomerenses estão com saudade deste grande evento", destaca o prefeito Luciano Paganini.
            Segundo ele, os trabalhos se intensificaram nesta semana e, nos próximos dias, as ruas centrais da cidade ganharão decoração especial, alusiva à Festa Julina. "Vamos colocar a decoração para que Iomerê já entre no clima da festa. Em paralelo, a estrutura continuará sendo montada ao lado da igreja", justificou. A construção da grande fogueira, que será a maior já vista no município, inicia na próxima semana.
            Neste ano, além do resgate da Festa Julina, Iomerê agregou uma série de eventos às festividades. A começar pela escolha da Rainha do Município, no último sábado(29). Também integra a programação, o baile regional da terceira idade, neste sábado, o festival gastronômico do próximo dia 13, em Linha Paulina e o Campeonato Aberto de Quatrilho, que acontece dia 3 de agosto.
            Na programação da Festa Julina, quem abre o palco principal é ma dupla Rômulo e Roni, na sexta-feira, dia 19. O acendimento da fogueira está programado para às 20h30 e o show pirotécnico, um dos pontos altos do evento, para as 23h30. O evento acontece nas imediações da igreja São Luiz Gonzaga, com barracas disponibilizadas no pátio e palco principal à sua frente, garantindo um bom espaço para o público se acomodar, durante os três dias de festa.
            Segundo o prefeito Luciano Paganini, as atrações da festa ficaram dentro da expectativa e das possibilidades do município. "A programação tem atrações que cabem no nosso orçamento, porque não vamos comprometer setores prioritários, para realizar a festa. Mas com planejamento e boa administração dos recursos, é possível fazer este importante evento", enfatizou.

A FESTA JULINA
A Festa Junina de Iomerê até 1996, acontecia nos meses de junho, seguindo a tradição. Sua data foi alterada para que ela fosse comemorada juntamente com o aniversário do município. Municipalizada em 1997 ela foi uma das maiores festas do gênero na região, superando todas outras em número de visitantes.
            Agora, com a sua realização, a administração quer recuperar este prestígio. Iniciada por alunos do antigo Colégio Agrícola de Videira(COAVI) na década de 80, tomou corpo em pouco tempo, sempre contando com grande envolvimento da comunidade. O público que passava por Iomerê durante a festa era oriundo de toda a região e vinha crescendo ano após ano, até quando ela era realizada.

ARRANCADÃO DE JERICO
            Outro evento que será resgatado pela administração municipal é o Arrancadão de Jerico, que não foi realizado nos últimos quatro anos, depois de enorme sucesso em suas edições realizadas até 2008. Ele acontece no domingo, dia 21, a partir das 13 horas e deverá contar com a participação de mais de 30 competidores de toda região. No próximo sábado, dia 13, haverá divulgação do evento nas cidades da região.
            "O jerico é o meio de transporte que muitas famílias utilizaram e ainda utilizam em suas propriedades e valorizar este veículo também é uma forma de prestigiar a nossa cultura", enfatiza o presidente da CCO da festa, Douglas Zardo. O arrancadão consiste em uma mini-corrida com distância pré-definida, onde os jericos disputam dois a dois, qual é mais rápido. A velocidade média é de 45 km/h. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (49)3539-6000, ou no dia do evento.

PROGRAMAÇÃO DA FESTA

13 DE JULHO
19h - Festival Gastronômico - Linha Paulina

19 DE JULHO - Sexta-feira
19h – Romulo e Roni
20h – Abertura
Banda Santa Cecília e Coral Municipal
20h30 – Acendimento da Fogueira
20h40 – Musical San Francisco
22h – Milionário e José Rico Cover
23h30 – Show de fogos 
24h – Baile com Chiquito e Bordoneio

20 DE JULHO - Sábado
15h – Corte do bolo de 18 metros
15h30 – Mateada com Família Sartor
17h – Missa Italiana com Coral Municipal 
18h30 – Levitantes
19h10 – Mr. House
19h50 – Danças típicas
20h10 – Acendimento da fogueira
20h20 – Terceira Dimensão
22h – Trio Bravana
23h30 - Show de fogos
24h – Baile Banda Millenium

21 DE JULHO - Domingo 
10h30 – Recepção aos jericos
13h – DJ Julinho
13h – Arrancadão de Jerico
14h – DJ Jr. Guedes
14h30 – Mateada e atrações locais
16:30 – Show com Marcelo San

fonte/envio:LCom/

Nenhum comentário:

Postar um comentário