terça-feira, 2 de julho de 2013

SUS oferecerá vacina quadrivalente contra HPV para meninas de 10 e 11 anos a partir de 2014

As meninas de todo o país, com 10 e 11 anos de idade, serão imunizadas contra o papilomavírus (HPV) a partir de 2014. A incorporação do imunobiológico no calendário de vacinação representará um investimento federal de R$ 360,7 milhões, para a aquisição de 12 milhões de doses. Com um esquema vacinal de três doses, a vacinação visa prevenir o câncer de colo de útero, já que o HPV é responsável por 95% dos casos deste tipo de câncer, que é o segundo de maior incidência entre as mulheres.
A vacina que estará disponível na rede pública é a quadrivalente, usada na prevenção contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18). Dois deles (16 e 18) respondem por 70% dos casos de câncer. A meta é vacinar 80% do público alvo, que atualmente é de 3,3 milhões de pessoas.
Está é mais uma medida para enfrentar o problema do câncer de colo do útero, um problema que ainda é grande no país, em especial na região norte. 
A vacina para prevenção da doença tem eficácia comprovada para pessoas que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. A escolha do público-alvo levou em consideração evidências científicas, estudos sobre o comportamento sexual e a avaliação de especialistas que atuam no Comitê Técnico Assessor de Imunizações  vinculado ao Ministério da Saúde.
                     Fonte:Portal do Planalto

Nenhum comentário:

Postar um comentário