Papa Francisco fará primeira visita ao Brasil durante Jornada (Foto: Divulgação)
Os organizadores da Jornada Mundial da Juventude divulgaram nesta semana detalhes das principais cerimônias que serão realizadas no Rio de Janeiro entre os dias 23 e 28 de julho. A cerimônia de acolhida ao Papa Francisco, será na quinta-feira (25), das 17h às 23h30min. O pontífice chegará de helicóptero ao Forte de Copacabana e percorrerá a orla no papamóvel até o altar, onde será recebido pela interpretação do padre Fábio de Mello da música Seja Bem-Vindo, de autoria do sacerdote brasileiro.
Quem vai acompanhar essa cerimônia é o xanxerense Tiago Nicolao. O morador do Bairro Nossa Senhora de Fátima é o único da cidade que vai integrar uma excursão oficial de jovens da região. Um integrante da pastoral de cada cidade vai viajar para acompanhar a Jornada.
Tiago contou à reportagem do TSX que desde que soube que a Jornada ocorreria no Brasil teve vontade de participar.
- Desde quando o Papa emérito Bento XVI, anunciou que o Brasil serio o próximo país a sediar a jornada senti no coração que deveria participar de um evento maravilhoso como esse, para assim crescer na Fé e no seguimento de Jesus. Eu comentei com minha mãe e vó, que me motivaram muito a participar e estão sempre ao meu lado para me apoiar – conta Tiago.
Tiago é ministro e catequista na comunidade Nossa Senhora de Fátima. Apesar de ter participado de diversos eventos católicos, a Jornada Mundial da Juventude vai ser um sonho.
- Já participei em muitos outros eventos católicos de nossa região, mas um encontro mundial com jovens de varias culturas será o primeiro. Um sonho e uma oportunidade única - comemora.
Tiago será o único xanxerense na excursão da região (Foto: Arquivo pessoal)
Expectativa para o encontro com o Papa
O jovem frisa que vem se preparando fisicamente e espiritualmente para as atividades da jornada. Tiago pretende participar das caminhadas e peregrinações que fazem parte da programação, além de atividades como catequese, testemunhos, partilha e atividades culturais. Uma das metas é tentar se aproximar do Papa.
- Isso é o desejo de muitos jovens que estarão lá, mas sei que alguns terão a oportunidade de se confessar com o Papa. Ficarei muito feliz se eu tiver uma oportunidade como essa em minha vida – explica Tiago.
O xanxerense vai ficar uma semana participando das atividades. Há menos de um mês para o início da Jornada, ele conta que a ansiedade toma conta.
- Estou um pouco ansioso, mas realmente muito feliz por participar de um evento assim em nosso país. Iremos ser catequizados pelo Papa Francisco, em que aprenderemos muito sobre Deus e seu amor por todos. Mas também pouco triste, pois a comunidade de Xanxerê deveria investir mais em nós jovens, para sermos mais ativos e participativos no serviço de evangelização. Pois aprender sobre Deus e crescer espiritualmente não tem preço – finaliza Tiago.
Fonte:Cristine Maraga-TSX
Nenhum comentário:
Postar um comentário