A segurança, o emprego e a saúde são os temas que mais preocupam os jovens brasileiros, segundo a Secretaria Nacional da Juventude. Levantamento divulgado pelo órgão ligado à Presidência da República revelou ainda que a corrupção provoca incômodo em 67% dos entrevistados.
Entre os jovens que colaboraram com a pesquisa, 51% perdeu um parente por homicídio ou acidente de carro. Cerca de 90% demonstrou otimismo a acredita ser capaz de “mudar o mundo”. Eles consideram a desigualdade social, as drogas, a violência e a política temas que devem ser debatidos com prioridade.
A secretária Nacional da Juventude, Severine Macedo, alertou para a necessidade de se reconhecer a segurança como um dos maiores problemas. Ela declarou que “não dá para fechar os olhos em um país onde, por ano, em torno de 27 mil jovens – mais de 70% deles negros e pobres – são assassinados”.
A presidenta Dilma Rousseff deu uma declaração semelhante nesta semana, quando foi sancionado o Estatuto da Juventude.
O levantamento foi feito entre os meses de abril e maio. Ou seja, cerca de um mês antes das manifestações de junho, que colocaram muitos desses temas em discussão. A Secretaria de Juventude ouviu 3,3 mil jovens, com idade entre 15 e 29 anos. Foram atingidos 187 municípios nos 27 estados brasileiros.
fonte: Radioagência NP,
Nenhum comentário:
Postar um comentário