Um projeto inovador que promete trazer de volta um hábito perdido por muitas pessoas: jogar lixo no lixo. Curitibanos passará a ter, nos próximos meses, várias lixeiras inteligentes e a primeira delas já está instalada no Centro da cidade, em frente à loja Intuição Modas.
A ideia partiu do empresário curitibanense Jean Carlos Ferreira, que observou os protótipos europeus e resolveu implantar em Curitibanos. “Trabalho com mobiliário urbano e, quando percebi essa ideia inovadora na Europa, pensei: Por que não em Curitibanos?”, explicou.
Para desenvolver o protótipo, Jean providenciou a estrutura e firmou parceria com o professor Giovan Mecabo para a parte eletrônica. Além disso, visitou o prefeito José Antônio Guidi (Dudão), que aprovou o projeto e a instalação. Inicialmente, serão duas lixeiras no Centro e algumas instaladas em repartições públicas futuramente. O empresário destacou que estão sendo providenciados todos os documentos necessários para registro de marcas e patentes.
Funcionamento
Segundo Jean, a lixeira inteligente instalada em Curitibanos é a primeira do Brasil. A lixeira é comum, porém, traz interação com o usuário. “Ela tem um sensor que detecta a mão da pessoa ou o lixo sendo jogado e, nesse momento, soam mensagens variadas, agradecendo e incentivando ainda mais essa pratica correta”, explicou, avaliando que o costume pode tornar-se divertido, especialmente para as crianças.
O protótipo, por enquanto, está em fase de testes, para observação da durabilidade de seus componentes, como bateria e capacidade de suportar a ação do tempo, como Sol, calor e chuvas. “Pedimos a colaboração da população, especialmente na preservação desse patrimônio e, como auxílio, há câmeras de segurança em frente à lixeira”, finalizou Jean.
Fonte: A Semana
Nenhum comentário:
Postar um comentário