quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Apaco e Padre Pedro pedem apoio à Secretaria da Agricultura



Medidas apresentadas ao secretário Moacir Sopelsa garantem 
avanços a milhares de agricultores familiares da região Oeste




A coordenadora da Associação dos Pequenos Agricultores do Oeste Catarinense (Apaco), Diva Vani Deitos e o deputado estadual Padre Pedro Baldissera (PT) reuniram-se nesta quarta-feira (18), com o secretário de Agricultura e Pesca, Moacir Sopelsa. Na pauta do encontro demandas da entidade, que congrega mais de 500 famílias e envolve, indiretamente, cerca de mil agricultores familiares do Oeste e Extremo Oeste do Estado.

A Apaco solicita dois técnicos nas áreas de agroecologia e agroindústrias familiares, além do credenciamento da Unidade Central das Agroindústrias Familiares do Oeste Catarinense como base de serviço, dentro da Apaco, para prestar serviços de inspeção junto à Cidasc. “São demandas de acompanhamento e necessidades estruturais, que viabilizam um serviço dirigido a centenas de famílias. Temos programas nas áreas de agroecologia, agroindústrias, agrobiodiversidade, enfim, uma série de ações que, com este apoio, viabilizam avanços não só na renda das famílias, mas na produção da agricultura familiar e camponesa”, explicou a coordenadora da Apaco, Diva Deitos.

Sopelsa destacou a importância da agricultura familiar para o Estado e afirmou que as medidas têm viabilidade junto à Secretaria de Agricultura. O deputado Padre Pedro, que articulou a reunião, lembrou que o trabalho da Apaco influencia diretamente a vida e a economia de toda região Oeste. “É um novo modelo de desenvolvimento para as famílias da agricultura que descentraliza e agrega valor à produção das pequenas propriedades. Isso significa, na prática, a recuperação da renda das famílias e uma relação entre produção e meio ambiente qualificada, que preserva e disponibiliza produtos melhores para a população”, defendeu o parlamentar.

O engenheiro agrônomo e servidor do mandato do deputado Padre Pedro, Ivanor Sfredo, que assessora o parlamentar nas questões relacionada à agricultura familiar, também participou do encontro.

Apaco

A APACO é uma organização sem fins lucrativos, cujo objetivo é estimular e assessorar o desenvolvimento da agricultura de grupo na região Oeste de Santa Catarina. Formada por grupos de agricultores familiares que se organizam e desenvolvem suas atividades de forma cooperada, a partir das suas próprias experiências em comunidades, a entidade conta com uma equipe técnica, uma coordenação e um conjunto de cooperativas familiares.

São 500 famílias, 150 pequenas agroindústrias e 17 cooperativas ligadas à Apaco e às cooperativas familiares, que geram uma renda de aproximadamente R$ 400 mil/mês. Mais de 20 famílias já estão certificadas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e podem utilizar o selo que identifica a produção orgânica, num dos programas da entidade.

Uma das principais críticas da Apaco é que o modelo de desenvolvimento adotado na agricultura brasileira incentiva, entre outros, a monocultura e a utilização de fertilizantes sintéticos e agrotóxicos. Este quadro, além de prejudicial à saúde da população, está provocando o esvaziamento do meio rural e o consequente êxodo para centros urbanos. O agricultor que fica no campo é visto apenas como um fornecedor de matéria prima, cujo valor do produto é pequeno e os custos de produção altos.

Entre os objetivos da Apaco está o incentivo à união destas famílias de forma a qualificar a produção, agregar valor e ampliar a renda das famílias nas comunidades. 

Fonte:assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário