sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Santa Catarina será sede do I Seminário Internacional da Uva e do Vinho






imagem ilustrativa/reprodução internet
Santa Catarina é o quinto maior produtor de uva do país e vem investindo também na produção de vinhos, tanto que em 2014 o Governo do Estado, por meio da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), e a Confederação Geral da Agricultura Italiana (Confagricoltura) assinaram protocolo de intenções para a transferência de tecnologia na vinicultura. O I Seminário Internacional da Uva e do Vinho é uma das ações previstas no protocolo e acontecerá no mês de março em Videira.



Esta semana o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, recebeu o presidente do Sindicato das Indústrias do Vinho de Santa Catarina (Sindivinho), Celso Panceri, para tratar da organização do Seminário. O evento contará com a presença da delegação italiana composta de produtores e empresários do setor da vitivinicultura, além de palestrantes com renome internacional como Donato Lanati, considerado o maior pesquisador de uvas viníferas do mundo.



O secretário Moacir Sopelsa foi convidado ainda para ser um dos debatedores no painel sobre a importância da pesquisa na produção do vinho e para participar da abertura da Exposição Catedrais do Vinho, que acontecerá no mesmo período. A expectativa é de que durante o Seminário seja feita ainda a assinatura de um termo de cooperação entre os principais municípios produtores de uva e vinho em Santa Catarina para promover o desenvolvimento da competitividade da vitivinicultura no estado e definir os parâmetros de intercâmbio entre produtores catarinenses e italianos.



Santa Catarina tem uma produção de aproximadamente 53 mil toneladas de uva. A maior parte da área plantada no estado concentra-se no Alto Vale do Rio do Peixe, com destaque para os municípios de Videira e Tangará, mas a maior produção de vinhos está no município de Pinheiro Preto. A produção de vinhos em Santa Catarina se concentra em vinhos comuns, porém de 2009 a 2013 houve um crescimento de 57% na produção de vinhos finos, principalmente nas regiões de altitude. No mesmo período a produção estadual de suco de uva também aumentou 89%.

fonte/envio:assessoria de imprensa
imagens reproduzidas da internet e de ilustração ao texto

Nenhum comentário:

Postar um comentário