segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Qualificação profissional eleva os salários do setor turístico em SC

Balneário Camboriú é um dos principais destinos turísticos de Santa Catarina
A Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina estima que, até março, o Estado deverá receber 5,8 milhões de turistas nesta temporada de Verão, o que demonstra a importância do setor turístico para a economia catarinense. Para orientar os empresários do setor em suas estratégias de crescimento de competitividade, a Fecomércio SC reuniu informações do Caged (Cadastro Geral de Empregos), divulgadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, acerca do mercado de trabalho do turismo em Santa Catarina. Os números revelam que os trabalhadores do setor turístico obtiveram, entre 2007 e 2013, um aumento significativo do salário médio real (47,6%,), bem acima da média dos demais setores (25%), muito por causa da busca pela qualificação profissional. 
Em 2007, apenas 36,8% dos trabalhadores no setor turístico tinham o ensino médio completo. Seis anos depois, o número passou para 52,8%. No mercado de trabalho em geral, a participação desses trabalhadores passou de 34,4% para 47%, registrando um avanço significativo de 12,6 pontos percentuais no mesmo período, porém, menor que o do setor de turismo, de 16 p.p. Dentre os trabalhadores do turismo que têm ensino superior completo, o percentual passou de 2,7% em 2007 para 4,3% em 2013. Portanto, o grau de instrução da mão de obra no turismo tem se qualificado mais rapidamente do que a média do mercado de trabalho, contribuindo para aumentar seus ganhos salariais. 
Segundo os dados do Caged compilados pela Fecomércio SC, dos 85 mil trabalhadores empregados no setor turístico, 20,6% têm entre 18 e 24 anos - na média total do mercado de trabalho catarinense, essa proporção é de 19,6%. No setor turístico, os que têm entre 30 e 49 anos representam 46,2% do total. 
O Vale do Itajaí concentra a maior parte dos trabalhadores do turismo em Santa Catarina em 2013 (31,3%), seguida de perto pela Grande Florianópolis (30,2%). Resultado fácil de compreender, já que em ambas as regiões se encontram os principais destinos turísticos de Santa Catarina: Balneário Camboriú e a Ilha de Santa Catarina. A carga horária da maioria dos trabalhadores (86,2%) contratados corresponde à legislação brasileira de 44 horas semanais. Em seguida, aparecem os trabalhadores que trabalham entre 31h e 40h, com 7,9%, e os que trabalham entre 21h e 30h (3,4%).

Fonte: Fecomércio SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário