sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Videira registra um foco do mosquito da dengue




Foto:Agentes vistoriando armadilhas



A Secretaria de Saúde de Videira, por meio do Programa de Combate a Dengue, divulgou nesta quinta-feira (12), que o município acaba de registrar o primeiro foco do mosquito da dengue. A larva foi encontrada em uma das armadilhas instaladas em um estabelecimento comercial no Bairro Nossa Senhora Aparecida, na saída para Caçador.

“Alguns municípios de Santa Catarina já estão registrando epidemia da doença, e não queremos que essa situação se repita em Videira. Infelizmente, encontramos o primeiro foco do mosquito, por isso queremos conclamar a população para nos ajudar a erradicar o mosquito em nosso município e evitar que essa doença se prolifere”, diz a secretária de Saúde – Maria Eneida Furlin Dresch.

Missleine Nascimento - coordenadora do Programa de Combate a Dengue explica que para evitar possíveis focos do mosquito que transmite a dengue, as pessoas devem ficar atentas aos ambientes que possam atrair o mosquito, como caixas d´água, piscinas, vasos de flores, tonéis, pneus, lixo espalhado, vasilhas de animais, e outros pontos comuns nas residências. “Evitar água parada é a principal medida para evitar a proliferação do mosquito”, diz.

O ciclo de vida do mosquito, ou seja, do ovo ao mosquito adulto leva em média 7 a 9 dias. O mosquito adulto vive em média 30 a 45 dias e desova de 300 a 600 ovos, de preferência em lugares sombreados. A reprodução só acontece se o ovo entrar em contato com a água, portanto, um único ovo pode ficar vivo por até 1 ano sem entrar em contato com a água; “Então jamais devemos deixar água acumulada em qualquer tipo de recipiente”, diz.

Atualmente os agentes do município realizam o controle em 125 armadilhas espalhadas pela cidade e em outros 60 pontos estratégicos que são cemitérios, borracharias, ferros velhos e floriculturas. Desde 2010, foram encontrados seis focos do mosquito: três focos em 2010, dois focos em 2013 e um em 2015. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 3566-7900. Empresas e escolas interessadas também podem programar palestras com os profissionais do Programa.



Fonte: Silvia Palma

Nenhum comentário:

Postar um comentário