quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Neste domingo, dia 1º, tem catarinense na Fórmula Truck


“Gustavo Magnabosco será companheiro do bicampeão brasileiro Roberval Andrade. Etapa será transmitida ao vivo pela TV Bandeirantes neste domingo a partir das 13 horas”



O piloto catarinense da cidade de Catanduvas, Gustavo Magnabosco, de apenas 22 anos de idade, que atuou nas últimas seis etapas da Fórmula Truck no ano passado, participa agora em 2015 da temporada completa. O bom desempenho do catarinense carimbou o passaporte direto para a equipe Corinthians Motorsport onde ele terá como companheiro de equipe o paulista Roberval Andrade, que é bicampeão brasileiro e campeão sul-americano. A troca de experiência com o novo companheiro é considerada por Magnabosco fundamental. “Com certeza vou aprender muito com ele e terei a oportunidade de estar em uma equipe de ponta”, destacou.

A primeira etapa da competição que neste ano comemora 20 anos de história acontece neste domingo, dia 1º, no Autódromo Ayrton Senna em Caruaru (PE). A prova será transmitida ao vivo, a partir das 13 horas, pela TV Bandeirantes. A disputa pelo título será composta, pelo sétimo ano consecutivo, por dez corridas em dez autódromos, distribuídos por seis estados brasileiros e mais o Distrito Federal. Nove cidades que receberam etapas em 2014 foram mantidas como sedes. A única mudança foi à substituição de Alta Gracia, na província argentina de Córdoba, pela capital sul-mato-grossense Campo Grande, que voltará a ter uma corrida da Fórmula Truck depois de cinco temporadas.

“Estou muito confiante. Agradeço a Deus por esta nova etapa na minha vida, aos meus familiares, amigos, patrocinadores e todos que torcem pelo meu bom desempenho. Estou focado e vou fazer o meu melhor”, afirmou Magnabosco.



Mudanças:

A constante busca por aumentar a competitividade e fazer crescer as disputas dentro das pistas movimenta a Fórmula Truck na 20ª temporada de sua história. As principais modificações e que começam a valer já neste domingo, na abertura, estão na maior valorização da primeira parte da prova. Agora, o ganhador dos primeiros 28 minutos receberá os mesmos 25 pontos do vencedor da segunda metade - com no mínimo os mesmos 28 minutos - das corridas realizadas em dez autódromos diferentes do Brasil. Assim, em vez de dez serão 20 corridas no ano.

Com a segunda metade valendo os mesmos pontos da primeira, o tempo será zerado pela cronometragem para o início da segunda prova do domingo. Além de estar mantido o ponto extra dado ao pole position, a partir de agora os pilotos que fizerem a melhor volta, na primeira e na segunda corridas, também ganham um ponto. Na série de modificações para esta temporada, que promete muita emoção a pilotos, equipes e, principalmente aos fãs da Fórmula Truck, a pontuação passa a premiar os 20 primeiros colocados.

O vencedor de cada uma das corridas receberá 25 pontos, o segundo 22, o terceiro 20, o quarto 18, o quinto 16, o sexto 15, o sétimo 14, o oitavo 13, o nono 12, o décimo 11, o décimo primeiro 10, o décimo segundo 9, o décimo terceiro 8, o décimo quarto 7, o décimo quinto 6, o décimo sexto 5, o décimo sétimo 4, o décimo oitavo 3, o décimo nono 2 e o vigésimo colocado 1 ponto. Com isso se atinge um total de 53 pontos distribuídos por etapa. No ano passado o mais veloz no geral já recebia esse bônus de um ponto. Apesar de as duas provas terem a mesma pontuação, o pódio será formado somente pelos cinco primeiros da segunda corrida do dia.

Também ficou definido que na sexta-feira os pilotos terão direito a três treinos de 45 minutos cada um. No sábado haverá um treinamento de 30 minutos que servirá para definir os dois grupos (A e B) do classificatório, que terá três sessões. A primeira, de 15 minutos, forma o Grupo A com os caminhões das posições ímpares (1º, 3º, 5º, 7º, 9º, 11º, 13º e daí em diante) do treino anterior. O Grupo B, com os mesmos 15 minutos de duração, reunirá os pilotos que terminarem nas posições pares (2º, 4º, 6º, 8º, 10º, 12º, 14º e daí em diante).

Os cinco mais velozes de cada grupo (A e B) estarão classificados para o Top Qualifying. Depois de 10 minutos, com todos juntos na pista, será definido o pole position da etapa. Os pilotos que não ficarem entre os cinco primeiros em cada série terão a ordem de largada definida pelo melhor tempo e serão alinhados a partir do 11º lugar, de acordo com os tempos obtidos nas duas primeiras sessões do treino, pois as cinco primeiras filas do grid já estarão garantidas aos classificados para o Top Qualifying.

Outra importante mudança nesta 20ª temporada da Fórmula Truck é o descarte obrigatório do pior resultado da temporada. É proibido descartar ausências nas provas, ou aquelas com desclassificação ou exclusão. Também está vetado descartar a décima e última corrida da temporada. Além disso, está definido no regulamento que para a prova entrar na relação das válidas para descarte, o piloto será obrigado a passar, pelo menos uma vez, pela linha de chegada.

Mas as alterações não se restringiram somente à pontuação dos pilotos. Entre as marcas (Iveco, Ford, MAN Latin America, Mercedes-Benz, Scania e Volvo) em vez dos três melhores, como ocorria até 2014, agora serão somente os dois mais bem colocados no final das duas provas, somados os pontos da pole e da melhor volta na primeira e na segunda corridas. Estão mantidas a entrega de troféus ao pole position, aos cinco melhores pilotos da última prova do dia e à equipe mais organizada, que continua a ser eleita através de votação de jornalistas locais.

O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck tem a supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e patrocínio master da Petrobras e Crystal. As fabricantes de caminhões são Iveco, Ford, MAN Latin America, Mercedes-Benz, Scania e Volvo.



FÓRMULA TRUCK – CALENDÁRIO DE 2015 –

(As dez etapas do 20º Campeonato Brasileiro)

· 1º de março – Caruaru (PE)

· 12 de abril – Brasília (DF)

· 17 de maio – Londrina (PR)

· 14 de junho – Campo Grande (MS)

· 12 de julho – Goiânia (GO)

· 9 de agosto – Santa Cruz do Sul (RS)

· 13 de setembro – Curitiba (PR)

· 4 de outubro – Guaporé (RS)

· 8 de novembro – Cascavel (PR)

· 6 de dezembro – São Paulo (SP)

Fonte - Com informações da Comunicação da Fórmula Truck - http://www.formulatruck.com.br

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