sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Iomerê sedia eventos voltados para o desenvolvimento da ovinocultura no estado


ilustrativa/reprodução internet
Ovinocultores de todo o estado estarão reunidos em Iomerê de hoje até domingo (20 a 22). O município será sede do V Seminário Regional de Ovinocultura e Caprinocultura, o II Leilão de Ovinos e Caprinos e o XVI Encontro Catarinense de Criadores de Ovinos. Os eventos acontecerão no salão Paroquial São Luiz Gonzaga e contará com palestra do secretário adjunto de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies.



Neste sábado (21), às 9h45, o secretário adjunto Spies e o coordenador do programa de ovinos e caprinos do instituo Emater, Cezar Amin Pasqualin, falarão sobre a produção integrada na ovinocultura. Em Santa Catarina, a demanda pela carne de ovinos é superior ao que é produzido no estado, hoje o mercado é parcialmente abastecido com carne proveniente do Rio Grande do Sul e do Uruguai. “Há um grande potencial para a criação de ovinos em Santa Catarina, com um mercado muito atraente. A carne de ovinos vale aproximadamente 30% a mais do que a carne bovina e a conversão alimentar dos ovinos é igual ou superior a dos bovinos”.



A ovinocultura pode ser uma alternativa ainda para diversificar a produção da propriedade rural, integrando a produção de carne, lã e leite. “A criação de ovinos é muito importante, principalmente para a agricultura familiar, porque permite produzir carne e leite muito valorizados pelo mercado”, ressalta Airton Spies.



O secretário adjunto acredita ainda que a ovinocultura catarinense deve se inspirar no modelo da Nova Zelândia, que produz cordeiros de grande qualidade, com alta produtividade e precoces. Para que a ovinocultura dê esse salto de desenvolvimento, é preciso investir em pastagens de boa qualidade, genética de maior padrão produtivo e sanidade.



Segundo estimativas da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), o estado conta com aproximadamente 10 mil ovinocultores e um rebanho de 350 mil cabeças, concentrados principalmente na região de Lages. 



Os eventos são realizados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), CTG Tropeiro Crioulo, Núcleo Regional de Criadores de Ovinos e Caprinos, Associação Catarinense de Criadores de Ovinos e Sindicato Rural de Videira. Os parceiros são Prefeitura Municipal de Iomerê, Secretaria Municipal da Agricultura, Secretaria de Educação e Cultura, Epagri, Cidasc e Tarumã Remates.

fonte/envio:assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário