terça-feira, 24 de outubro de 2017

POLÍTICA: Governo Federal trata com descaso cadeia produtiva do leite



O deputado federal Pedro Uczai (PT/SC) participou na manhã desta quinta-feira (19) de uma audiência no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi (PP). Na pauta, a crise que assola o setor produtivo de leite no Brasil, especialmente para aqueles produtores da região sul do país, responsável por 34% da produção leiteira nacional. Além do ministro No encontro também estiveram presentes parlamentares, representantes de movimentos sociais e entidades em defesa dos trabalhadores camponeses.

Dentro os pleitos apresentados ao ministro e técnicos do Ministério durante a audiência, destacam-se o pedido para revisão dos acordos de importação do leite produzido nos países do Mercosul e a liberação de recursos para capital de giro via compras institucionais. Outra questão abordada foi a redução do orçamento para a agricultura familiar no ano de 2018.

A crise que prejudica o setor leiteiro se arrasta há pelo menos 3 meses. Não somente a importação de leite do Uruguai contribuiu para os prejuízos dos produtores, mas também o abandono de políticas públicas voltadas à agricultura familiar, a exemplo do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). “Como ficarão as compras institucionais, a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) vai comprar?”, questionou o deputado Pedro Uczai.

Na visão de Uczai, “é o Ministério da Agricultura quem tem força política para demandar o governo nesta questão e em outras relativas à política agrícola empreendida no País”, opinou. “O governo precisa atuar na contenção da crise fazendo compras para manutenção de estoques, regulação dos preços e garantir uma renda mínima para os produtores, em sua maioria dedicados à agricultura familiar”, sugeriu.

O ministro Blairo Maggi disse que o governo tem acompanhado de perto a situação, suspendendo a importação do leite uruguaio. Entretanto, o Brasil só parou de importar leite do Uruguai a uma semana devido a pressão de produtores e entidades do setor. “Essa medida foi importante, mas se o governo não tomar a decisão política de colocar pelo menos R$ 1 bilhão para fazer compras institucionais e equacionar o mercado os agricultores vão continuar na incerteza com o destino do leite produzido”, finalizou. Em Santa Catarina são 80 mil famílias que atuam na produção de leite. 

Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário