quinta-feira, 19 de outubro de 2017

VIDEIRA: Banda Sinfônica sobe ao palco do Cevi no domingo (22)



Créditos: Arte: Camila Panigas
A Banda Sinfônica Videira sobe ao palco do Centro de Eventos Vitória (Cevi) com o espetáculo “Do Popular ao Clássico - sempre um espetáculo!”. A apresentação será no próximo domingo (22), às 20 horas, e tem entrada franca.
Em 1982 surgiu a Banda da Igreja Assembleia de Deus, em Videira. Pouco tempo depois, a prefeitura acolheu o grupo como Banda Municipal de Videira e convidou o maestro Izaltino para ser o regente. Iniciava-se o projeto “Pequeno Músico” e uma tímida Escola de Música na Casa Canônica.
Parcerias possibilitaram a aquisição de instrumentos e aulas regulares para os primeiros alunos, que vinham de bairros menos favorecidos. Em 1986, a então escola de música tornou-se a Banda Municipal Sol-Lá-Si por meio de uma Lei Municipal e, a partir de então, cada um dos seus 50 músicos passou a receber uma bolsa de estudos mensal.
Em 1997 a Banda começou a ser comandada pelos professores João Batista da Rocha, Efrem Moura e Fábio Bolzan. Na mesma época, um importante convênio surgiu por intermédio do músico videirense Luis Alves da Silva. Tratava-se da parceria com a Associação Suíça (entidade que atua até hoje em parceria com a Associação Videira Música Viva e angaria fundos para o Núcleo de Música do município).
Com a doação de instrumentos e o intercâmbio de professores, em 2000 formou-se mais uma banda, composta por 45 músicos, elevando o conjunto à categoria de Banda Sinfônica. Atualmente, são 110 talentos, sendo 45 músicos na Banda Sinfônica Videira, 40 na Banda Jovem Sol-Lá-Si e 25 alunos aprendizes.
A Banda Sinfônica Videira, tem como maestro regente Fábio Bolzan, que obteve sua especialização na Suíça em 2001, e como maestro adjunto e reparador de instrumentos Efrem Moura.

Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário