Somos nós, educadores, que temos que perceber a
necessidade de aprendizagens do educando; a grande gama de conhecimento
construído, quebrando as barreiras no ensino da Matemática, tornando o conteúdo
mais dinâmico e prazeroso, facilitando assim ,a prática em sala de aula .O grande
legado na aprendizagem foi a quebra de paradigmas com relação ao ensino da
Matemática, tornando a matéria acessível a todos; conceitos matemáticos como: matematizar,
problematizar, estruturas aditivas e multiplicativas, simetria e cartografia,
localização e lateralidade, análise combinatória e de probabilidade, estão sendo evidenciados na aprendizagem da linguagem matemática em
nossa escola. Formamos uma equipe onde se aprende a aprender para ensinar
aprender.
CONCURSO DA
MULTIPLICAÇÃO
Partimos da reflexão em
relação aos métodos que já foram utilizados no trabalho com a matemática, no
caso deste concurso, a tabuada, em particular. Um problema que persiste até os
dias de hoje e contribui para que muitas pessoas não aprendam e/ou não gostem
de matemática, em especial da Tabuada. Ela vem da repetição ao aprendizado. A
“decoreba” e a falta de sentido continuam sendo atribuídas ao ensino da
tabuada, de forma muito naturalizada pela sociedade.
De acordo com D'Ambrósio
(1996, p. 59), desde a década de 1970, apesar do declínio do movimento da
Matemática Moderna no Brasil, “não há como negar que desse movimento ficou outro
modo de conduzir as aulas, com muita participação dos alunos, com uma percepção
da importância das atividades, eliminando a ênfase antes exclusiva em contas e
carroções”.
Compreendemos, enquanto professores desta U.E que o
aprendizado da Matemática se dá a partir da vivência pelo aluno de situações
problematizadas que abrangem todos os aspectos de um conceito e não a partir da
apresentação do professor. Vemos a matemática como um instrumento amplificador
das capacidades humanas. Nesta perspectiva afirmamos que para
aprender a
tabuada, é preciso compreender seu processo e suas regularidades.
A compreensão do
raciocínio multiplicativo e a percepção das regularidades das tabuadas, em
situações contextualizadas significativas, possibilitam às crianças que
consigam utilizar esses conhecimentos em
outras situações e contextos ,trazidos pela vivência em sociedade.
Falamos em decorar pois, o ato de decorar leva a
memorização que, por sua vez deve levar a compreensão ,fortalecendo o
raciocínio lógico matemático
Obedecendo a esta linha de pensamento, surgiu como uma vertente da aprendizagem
matemática a ideia de realizarmos, junto com os alunos ,o Concurso da
Multiplicação, organizado em duas categorias, sendo uma delas com os alunos de
4º,5º e 6º ano e outra com os alunos de
7º,8º e 9º ano, num trabalho
projetado pela direção pedagógica e o professor da disciplina de
matemática, Mauri Dissegna .
Segue relação dos campeões.
Categoria Infantil :
Campeão: Eduardo Baches Galafassi / 5º ano vesp. –
Prof. : Monica Grassi
Vice- campeã : Isabelli Albiero – 6º ano - Prof. : Mauri Dissegna
Categoria Infantojuvenil:
Campeão : Tiago Zanella Sgorla – 8º ano – prof.:
Mauri Dissegna
Vice -Campeã : Sarah Elisandra de Jesus - Prof.: Mauri Dissegna
Registro da
entrega do certificado aos vencedores e
seus professores.
Informações do CETA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário