terça-feira, 17 de setembro de 2013

Assuntos debatidos na última sessão da câmara de vereadores de Tangará



Vereadores de Tangara estiveram reunidos em mais uma Sessão Ordinária nesta segunda-feira para discutirem alguns Projetos de Lei. A Sessão contou com a presença da comunidade e de alunos da escola Mater Salvatoris que prestigiaram mais uma importante Sessão.
Deu entrada nesta Sessão mais um projeto de Lei:
·                    Projeto de Lei n° 046 “Estabelece as diretrizes orçamentárias do município, as metas e objetivos da administração, seus recursos financeiros e as bases para preparação do orçamento programa para o exercício de 2014”.
Também foi aprovado mais um Projeto de Lei:
·                    Projeto de Lei n° 042 “Concede reajuste nos vencimentos dos servidores do poder Legislativo do município de Tangará e dá outras providencias”.
Na palavra livre o Vereador do DEM Senhor Cesar Augusto Comachio aproveitou para entregar um Dossiê que foi entregue aos Vereadores e para o Fiscal a respeito de algumas irregularidades no município de Tangará. O objetivo deste documento pretende expor de forma simples e sucinta algumas observações evidenciadas durante vistoria realizada nas obras de edificações no município,obras estas recentes posterior ao plano diretor em vigor.
Cesar falou ainda sobre algumas construções que prejudicam pedestres e até mesmo o trafego de pessoas especiais.
A Vereadora Senhora Girlene Ciarnoski Borssoi também falou sobre uma reunião o qual ela participou na manhã da ultima sexta-feira na SDR em Videira a respeito do programa Lar Legal, o qual é interessante pros municípios que possuem propriedades de forma irregular sem documentação na área urbana. A Vereadora falou ainda que o programa possui aprovação do Ministério Publico Estadual e da Assembléia Legislativa. A pessoa que tem esse terreno de forma irregular ela informa a Secretaria de Assistência Social e Habitação do município, e o município já com o programa aderido possui empresa do estado que vai e faz a medição do terreno e o proprietário tem um gasto menor. Girlene falou ainda que a Assistência Social de Tangara esteve presente para conhecer o programa. Girlene disse ainda que esse programa vai contribuir tanto com o município quanto ao proprietário do terreno que vai poder melhorar a sua moradia.
Gilvanio Pontel também falou sobre algumas questões do projeto 046 que deu entrada nesta segunda-feira. Pontel mostrou-se preocupado em que diz o projeto de redução de 20% do combustível para frota de veículos de transportes, obras, serviços públicos e agricultura. Gilvanio esteve presente na noite em que foi debatido a questão do Plano Pluri Anual(PPA) em que Secretário da agricultura na época falou que deveria ter mais repasse para a agricultura já que ela é tão penalizada e sofre tanto com isso. Pontel falou também que foi feito somente uma reunião no Centro de Multiplo Uso e não no interior como esta na justificativa do projeto.
Pontel levantou mais uma vez a questão das principais estradas do município de Tangará. Segundo o Vereador Pontel neste domingo foi em uma comunidade e que as moradores estão chateados com as estradas, e que pediram para que seja feita com urgência uma melhoria pois o acesso a cidade esta em péssimas condições.
Pedro João Magnagnagno fez uso da palavra para falar sobre a questão das câmaras de segurança pra que de mais tranqüilidade para as empresas que estão estabelecidas nestas áreas e alem disso são mais de 500 pessoas que passam por ali.
Pedro falou também sobre a questão da agricultura que no dia da reunião na audiência publica em que o secretário na época falou que quando chegasse Projeto na Câmara que fosse olhado com mais carinho que segundo ele o orçamento da agricultura é tão baixo e o Vereador Pedro disse que quem faz o orçamento para a Agricultura é o Prefeito e Secretários e não os Vereadores e agora com a redução de 20% isso é preocupante. Ele falou ainda que as audiências publicas, segundo o Vereador só teve uma reunião e no multi-plo uso e não foi feito mais nenhuma e se teve mais alguma reunião o mesmo não foi convidado.
Nada mais havendo o presidente encerrou a presente Sessão e convocou Sessão Ordinária para o próximo dia 23 de setembro as 19:00 horas.

Fonte: Joslaine Zucco

Nenhum comentário:

Postar um comentário